Polestar enfrenta problemas sucessivos com câmaras traseiras

A Polestar, marca que não acredita no óculo traseiro em vidro, substituindo-o por um painel na cor da carroçaria, tem vindo a enfrentar problemas arreliadores com as câmaras traseiras, obrigando a chamar os veículos à oficinas. Primeiro foi com o Polestar 2 e agora com o 3.

A Polestar defende que o óculo traseiro em vidro é dispensável e por esse motivo decidiu mesmo eliminá-lo no Polestar 4, substituindo-o por um painel na cor da carroçaria porque acredita que as câmaras podem fazer um trabalho melhor.

Contudo, a marca de veículos elétricos sueca detida pelos chineses da Geely foi forçada a fazer duas chamadas à oficina de dois dos seus modelos devido a problemas na câmara traseira, mas, curiosamente, o Polestar 4 não é um deles, mas, sim, o Polestar 2 e o Polestar 3. Isso faz-nos lembrar que não é por acaso que a maioria dos carros tem óculo traseiro em vidro há mais de um século e provavelmente ainda o deverão continuar a manter durante mais uns tempos.

O primeiro problema surgiu agora no Polestar 2, que tem óculo traseiro em vidro, com a câmara traseira que ficou inoperacional, afetando veículos produzidos entre 2021 e 2025. Em vez de mostrar imagens na secção traseira do veículo que se coloca o seletor na márcha-atrás, surge uma mensagem no ecrã tátil vertical a dizer que a câmara está temporariamente indisponível. 

O fabricante afirma que o problema tem origem num erro de sincronização entre a câmara do assistente de estacionamento e o sistema de informação e comunicação. Esta anomalia não pode ser corrigida através de uma atualização remota de software, obrigando o proprietário a deslocar-se a uma oficina autorizada da marca.

Erro entre a câmara e o ecrã tátil

O erro de sincronização entre a câmara traseira do assistente de estacionamento e o sistema de informação e comunicação não é novo na Polestar porque já tinha ocorrido no ano passado com o Polestar 2. Na altura, a marca procurou resolver a questão com uma atualização remota de software, mas parece que a solução não serviu de muito.

Para agravar a situação também o Polestar 3 está a enfrentar problemas semelhantes e até poderá ficar pior se o mesmo suceder ao Polestar 4, aquele que, recorde-se, não tem óculo traseiro em vidro, mas apenas a câmara traseira.

Além disso, no Polestar 3, quando se muda da márcha-atrás (R) para a posição de condução (D) e a velocidade para a frente for inferior a 15 km/h, a vista da câmara panorâmica 3D/360 é mostrada incorretamente, continuando a aparecer a vista traseira. A Polestar diz que esta anomalia se resolve com uma atualização remota de software.

Contudo, a Polestar não é a única marca da Geely a ter problemas com a câmara traseira, já que se estendem também à Volvo, abrangendo modelos como o S60, V60, V60 Cross Country, S90, V90 Cross Country, XC60, XC40, XC90 e C40.