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Conheça os Peugeot da Presidência da República Francesa

Texto: Carlos Moura
Data: 18 de Julho, 2022

Nos últimos 50 anos que a Peugeot tem sido a fornecedora de viaturas oficiais da Presidência da República Francesa. Conheça os Peugeot presidenciais de Valéry Giscard d’Estaing, François Mitterrand, Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e Emmanuel Macron.

Do Peugeot 604 ao Peugeot 5008, a marca do leão tem sido selecionada para fornecer viaturas oficiais para a Presidência da República Francesa nos últimos 50 anos. Os veículos desempenham um papel importante de representação, comunicação ou proteção.

Todavia, a relação entre a Presidência da República Francesa é bastante antiga e já tem um século. Tudo começou na década de 1920 quando o presidente da Terceira República Alexandre Millerand utilizou um Peugeot Type 156 a partir de 1921.

Peugeot Type 156

Sendo o primeiro automóvel a ser fabricado em Sochaux, o Type 156 era o topo de gama da marca na altura, com um impressionante motor de 6 cilindros em linha com 5954 cc e 25 cavalos de potência.

Peugeot 604 de Giscard d’Estaing

Mais de meio século depois, a Peugeot voltou a ser a viatura oficial da Presidência da República Francesa. Em 1975, ano em que foi lançado o navio almirante da marca, o Peugeot 604, Valéry Giscard d’Estaing passou a utilizar este modelo nas suas deslocações. 

Por sua vontade, os carros dos carros do Presidente deixaram de ser pretos, passando a exibir um “verde musgo”. 

Ao longo do mandato de sete anos, a Presidência da República Francesa encomendou quatro Peugeot 604. Três destes veículos eram modelos de produção corrente, na versão topo de gama SL com motor V6 de 2,6 litros e 136 cavalos de potência, os quais o Presidente gostava de, por vezes, ser ele próprio a conduzir. 

Peugeot 604
Peugeot 604

Além deste Peugeot 604 “normais”, a frota contava ainda com uma Limusine Presidencial Peugeot 604 reservada para ocasiões especiais e cerimónias protocolares. 

Transformada em colaboração com o carroçador francês Heuliez, esta limusine conta com uma distância entre eixos alongada em 62 centímetros, beneficiando largamente os lugares traseiros, com bancos traseiros luxuosamente equipados, e com um tejadilho revestido a preto. 

Peugeot 605 de François Mitterrand

Em 1991, a Presidência da República Francesa comprou um Peugeot 605, que foi sujeito ao aumento da distância entre eixos e da integração de uma estrutura blindada por parte da empresa bretã Labbé (que mais tarde se tornou Centigon).

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Equipado com um motor V6 de 170 cv, aquele modelo recebeu uma blindagem em aço de alta resistência e uma superfície vidrada à prova de bala, realizada num material composto de vidro e policarbonato.

Na balança,  aquele Peugeot 605 acusava 2500 kg, ou seja, mais 1.000 kg que um 605 V6 normal! Esta limusina foi principalmente utilizada por chefes de estado de visita a França, tais como Mikhail Gorbachev, Hosni Mubarak e o Papa João Paulo II.

Peugeot 607 de Chirac e Sarkozy

Durante os seus mandatos de doze anos no Palácio do Eliseu, Jacques Chirac utilizou regularmente viaturas Peugeot 607 que se juntaram à frota de automóveis da Presidência da República. 

Mas o Peugeot que, naquela época, causou maior sensação junto dos franceses foi, sem dúvida, o Peugeot 205 SR vermelho de 1984 que a esposa do Presidente conduzia pelas estradas da região de Corrèze.

O sucessor de Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy, também se manteve fiel à Peugeot e foi responsável pela introdução do carro presidencial mais espetacular e o de mais curta duração da V República. 

Em 2007, a equipa de Nicolas Sarkozy procurava um veículo que encarnasse renovação e modernidade aquando do desfile do novo presidente pelos Campos Elíseos no dia da sua tomada de posse. Foi então que alguém se lembrou do concept-car Peugeot 607 Paladine apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2000. 

Aparição única

Produzido para a Peugeot pelo carroçador Heuliez, este espetacular 607 era uma limusina de mais de 5 metros transformada em landaulet, com um tejadilho retrátil em vidro que expõe os bancos traseiros a céu aberto. O interior apresentava-se luxuosamente equipado com couro Hermès, em tons azul e creme, dispunha de bar e de duas soberbas poltronas reguláveis eletricamente para os mais distintos passageiros, sendo possível virar o banco do passageiro dianteiro de costas para a estrada, de forma a permitir ao seu ocupante ficar de frente para os outros passageiros.

A pedido da equipa de Nicolas Sarkozy, o Peugeot 607 Paladine foi, então, retirado do Museu Peugeot e a 16 de maio de 2007, a França e o mundo foram surpreendidos pela sua presença no desfile nos Campos Elíseos

Apesar das numerosas modificações introduzidas, o automóvel manteve a elegância tradicional do Peugeot 607. Por outro lado, a instalação do mecanismo do tejadilho retrátil impôs uma forte redução nas dimensões do depósito de combustível, cuja capacidade passou para apenas 6 litros. O que não era um problema num concept car tornou-se num forte constrangimento numa utilização regular, dado o peso do veículo e o “apetite” do seu motor V6. Assim, o Peugeot 607 Paladine nunca mais seria mais utilizado. 

Peugeot 5008 de Macron

O atual presidente francês Emmanuel Macron tem ao seu serviço um Peugeot 5008 que pode ser visto, pela primeira vez, durante as comemorações do 14 de julho em 2017 e que sido utilizado nos últimos cinco anos.

Apesar de provavelmente ser o automóvel presidencial mais filmado e fotografado, isto não significa que seja o mais conhecido, já que, por razões de segurança, a a Presidência da República mantém total sigilo acerca das suas especificações.

Sabe-se que foi produzido na fábrica de Rennes, como todos os Peugeot 5008, tendo depois sido transformado pelos especialistas da empresa bretã Centigon que procederam à sua blindagem.

Quanto a outros pormenores, os únicos dados disponíveis dizem respeito à disposição dos bancos traseiros (dois bancos em vez de três, com uma consola central específica), à instalação de luzes de emergência na grelha dianteira e à afixação das insígnias da Presidência da República na carroçaria.

Após o fim do mandato do presidente, alguns veículos são mantidos na frota do Palácio do Eliseu, enquanto outros são vendidos ou confiados a museus. Por exemplo, o 156 de Millerand, o Peugeot 604 limusine de Giscard d’Estaing, o Peugeot 605 de Mitterrand e o Peugeot 607 Paladine são conservados pelo “Museu de l’Aventure Peugeot”.