Peugeot celebra E-Lion Day com E-5008 AWD de 325 cv

Depois do 5008 de sete lugares, a Peugeot anuncia, ainda para este ano, o reforço das gamas E-3008 e E-5008 com uma nova versão de maior potência e performance, denominada Dual Motor 325 cv. Performance que é, aliás, a prioridade assumida para 2025 e que, inclusivamente, leva o fabricante a não descartar um E-208 GTI!

O anúncio destas novidades foi feito esta sexta-feira, durante a terceira edição do E-Lion Day, evento anual em que a Peugeot aproveita para dar a conhecer alguns projectos e objectivos para o ano em curso, em matéria de mobilidade elétrica. E que, desta feita, serviu para dar a conhecer aquela que será uma das prioridades da marca do leão, em 2025: a Performance.

De resto e partindo desta espécie de linha condutora, a Peugeot anunciou o lançamento, nos próximos meses, de uma nova versão, mais focada na performance, tanto do E-3008, como do E-5008. Ambas a recorrerem à mesma configuração de dois motores elétricos (213 cv à frente, 112 cv atrás), a anunciarem uma potência conjunta de 325 cv, além da mais-valia da tracção às quatro rodas.

Ainda neste domínio e já na fase de perguntas e respostas, a oportunidade para colocar a questão se, a afirmação da Performance como uma prioridade, poderá abrir a portas ao surgimento de um E-208 GTI, desenvolvido à imagem do GTI a combustão.

Hipótese sobre a qual o novo CEO da Peugeot, Alain Favey, não quis entrar em grandes considerações, não deixando, contudo, de admitir que é “uma possibilidade”, a que o próprio é sensível, embora e para já, “nada está decidido”…

E-5008 com menos lotação e mais carga

Depois e par da versão mais… desportiva, a marca do leão anunciou, ainda, o lançamento de uma outra variante do E-5008, com apenas cinco lugares de série, em que a primazia é dada à capacidade de carga. Com o modelo a anunciar, logo à partida, 994 litros de capacidade, com os cinco lugares disponíveis, ou seja, mais 78 litros que o “irmão” equipado com uma terceira fila de bancos.

Esta versão pode ainda rebater a segunda fila, passando a disponibilizar, a partir daí, um espaço para carga com uma capacidade que chega aos 2.310 litros.

Garantia sobe para oito anos

Entretanto e num esforço de reforço do seu compromisso elétrico, hoje em dia afirmado através daquela que é a mais vasta gama de propostas elétricas de entre todas as marcas generalistas, a Peugeot anunciou mais uma promessa, firmada no âmbito da já conhecida "Peugeot Electric Promise": a oferta de 8 anos de garantia, tanto para a bateria dos EV, como para o próprio veículos, mais a oferta da Wallbox e de um cartão de carregamento.

A terminar a conferência de imprensa, tempo, ainda, para a marca francesa renovar o comprometimento com as causa ambientais e de defesa do meio ambiente, como é o caso da parceria com as associações “Born to be Free”, de defesa dos leões no Quénia, e “Under the Pole”, em prol da vida nos oceanos. Ambas celebradas em 2024 e que o fabricante renova em 2025.