Peugeot 308 GTi

Publicidade

Peugeot 308 GTi – Ao volante em Ascari (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 7 de Julho, 2017

A Turbo esteve no circuito de Ascari, em Espanha, a descobrir as capacidades do renovado Peugeot 308 GTi, que continua a afirmar-se como uma das melhores opções entre os desportivos de topo no segmento C para quem procura um modelo capaz de elevadas performances mas também prático e confortável no dia-a-dia. E em pista aqueles 270CV à solta são uma beleza…

Chega em setembro a Portugal, tal como o resto da gama 308, o renovado GTI, a mais potente e entusiasmante proposta da gama. Mantendo sob o capot o mais potente 1.6L a gasolina do planeta, o THP de 270CV e 330Nm, conetado a uma caixa de seis velocidades, a tração é gerida na dianteira pelo diferencial de deslizamento limitado Torsen e depois aplicada sobre os pneumáticos Michelin Pilot SuperSport 235/35 envolvidos por jantes de 19’’. Contando com travões de 380mm e pinças a vermelho na dianteira e de 270mm na retaguarda, as suas capacidades são também potenciadas por afinações específicas da Peugeot Sport para a direção e a suspensão (que o colocam a distância ao solo em ordem de marcha nos 107mm ). O resultado é um desportivo capaz de atingir os 100km/h em 6 segundos, cumprir os primeiros 1000 metros em 25,3 segundos e que está eletronicamente limitado aos 250km/h. Mas, muito mais do que isso, o Peugeot 308 GTI é um desportivo capaz de nos oferecer incríveis momentos de diversão e nos deixar agarrados ao seu (pequeno) volante, de tal forma que, como poderá ver na apresentação desta experiência em Ascari, até obriga a que nos alertem quando era preciso parar…

 

As novidades

Mantendo a mecânica inalterada, a estética do 308 GTI ganhou, tal como a restante gama, novos atributos estéticos. Para se distinguir da restante oferta, recebe uma grelha preta verticalizada, um para-choques com três entradas de ar maiores e um envolvimento negro para as óticas traseiras que lhe confere uma assinatura visual ímpar. E além de encontrarmos em Ascari as pinturas em tons branco e numa combinação entre vermelho e preto, também foi possível descobrir em estreia a opção ‘coupe franche’ que conjuga os tons Magnetic Blue e Perla Nera Black.

 

Trata-se assim de um conjunto de atributos que reforça um visual já desportivo e que era caracterizado por outros elementos distintivos. É o caso da dupla ponteira de escape na retaguarda e das siglas GTI a vermelho que adornam o exterior. Além disso, a sua natureza agressiva é ainda expressada por outro elemento em tons encarnados, o friso central do para-choques.

O Peugeot 308 GTI mantém como um dos elementos que o distingue dentro do segmento a “dupla personalidade” que o torna tão apto para a condução no dia-a-dia como para o ataque aos circuitos. Assim, encontramos um habitáculo caracterizado pelo conforto habitual nos modelos gauleses, mas enriquecido pelo volante específico e as bacquets com revestimento em couro/tecido/alcântara. A bordo estão igualmente acessíveis algumas das principais evoluções que o Peugeot 308 GTI recebeu, já que elas integram o capítulo das tecnologias, um dos principais destaques na renovação da gama do 308.

 

O ambiente de infotainment está agora valorizado por um novo touchscreen capacitivo de última geração e a navegação 3D da Tom-Tom com função Traffic para receber diversas informações. Juntam-se ainda tecnologias que ajudam na condução do quotidiano, como VisioPark 1 para ajuda ao estacionamento à retaguarda e os packs Safety (aviso de saída de faixa, alerta de fadiga, reconhecimento de sinais e recomendação dos limites de velocidade e comutação da iluminação) e Side Security (alerta do ângulo morto e auxílio ao estacionamento).

 

O Peugeot 308 GTI em Ascari

Foi com agrado que, após toda a explicação técnica das novidades do desportivo “C” do leão francês foi possível passar à ação e entrar a bordo para atacar as curvas do circuito de Ascari. Uma pista bastante divertida que combina tanto cotovelos e chicanes a baixa velocidade como curvas em apoio e retas para se poder acelerar. No primeiro momento, ainda a “descobrir” o novo GTI destacou-se desde logo a posição de condução, bem agarrado pelo banco, e a forma como as ligeiras irregularidades da passagem na chicane inicial e alguns excessos junto das curvas eram absorvidos com facilidade.

 

Depois, com a confiança a crescer, foi momento de começar a testar mais a fundo tanto a aderência e estabilidade em curva como a capacidade do sistema de travagem. Este último, mesmo quando no final das retas nos fazia pressionar o pedal do meio com mais veemência, não acusou qualquer fadiga. Na estabilidade, mesmo quando entravamos com maior velocidade e o ESP começava a piscar no ecrã, o 308 GTI não adornava e cumpria as suas tarefas com eficácia. As rodas gritavam, mas as trajetórias eram cumpridas sem dificuldades. Excepto, claro, num ou outro erro de trajetória em locais onde era preciso acertar bem no ponto de inserção em curva…

Aqui fica um gostinho das emoções fortes que o Peugeot 308 GTI proporcionou em Ascari, com uma das voltas realizadas ao circuito da Andaluzia.

 

Especialmente quando o botão “Sport” junto da caixa de velocidades é ativado, nota-se que o Peugeot 308 GTI ‘puxa’ bem, e assim facilmente esgotávamos a terceira já perto ou ligeiramente acima dos 100 e com a quarta se atinge facilmente os 150km/h. A caixa de curso curto também facilitava nas passagens a maiores velocidades, ajudando à diversão, embora neste tipo de condução em circuito uma caixa sequencial ou automática com patilhas no volante ajudaria a evitar chegar algumas vezes ao corte. Mas é tudo uma questão de ginástica ao volante… Mas a condução em Ascari, pela passagem constante entre secções rápidas e partes mais intricadas, é efetivamente entusiasmante e deixa-nos verdadeiramente agarrados à pista com o 308 GTI, desejando continuar em pista infinitamente como se mais nada existisse.

 

De tal forma que nem deu para reparar na bandeira de xadrez a assinalar o final da sessão, e só quando ouvimos no rádio ‘Calma, mais devagar. Esta é uma volta de arrefecimento…” é que fomos obrigados a refrear os ânimos e descobrir outra faceta do 308 GTI. Este ‘Rei Leão’ tem um lado poderoso para dominar a selva, mas quando está calmo também consegue seguir tranquilamente e assim até chegar à sexta velocidade abaixo dos 100km/h, rolando tranquilamente e sem revelar que abaixo do capot se esconde o maravilhoso 1.6 THP de 270CV que muita diversão nos proporcionou em Ascari.

Esta dupla personalidade será, porventura, um dos grandes trunfos do modelo gaulês na comparação com rivais de um concorrido segmento C desportivo que inclui ainda propostas como o Renault Mégane RS, o Volkswagen Golf GTI, o Honda Civic Type-R. É a capacidade para depois de um dia a deslizar tranquilamente pelo trânsito citadino com baixos consumos, que a marca anuncia cifrar-se nos 6.0L,  ir atacar os seus troços preferidos durante o regresso a casa. Tudo sem que depois tenha de ir até ao osteopata com as costas todas torcidas, já que o objetivo enunciado pela Peugeot é que a posse de um desportivo compacto não signifique o sacrifício da usabilidade. O 308 GTI promete isso.

 

 

Como lhe indicamos ontem no nosso Facebook, para a tarde ficou a oportunidade de conhecer o Peugeot 308 Cup de competição, que ainda esta semana lhe vamos desvendar no site da Revista Turbo.

Não perca também o artigo referente ao novo Peugeot 308, e ao novo Peugeot 308 GTI, na próxima edição da Revista Turbo.

O novo Peugeot 308 GTI vai chegar a solo nacional, em setembro, juntamente com o resto da gama deste modelo. O seu preço está já estabelecido e será de 42.450€.