Publicidade

Páscoa significa concepts para a Jeep

Texto: Nuno Fatela
Data: 9 de Abril, 2017

Chega mais uma edição do Jeep Easter Safari Moab, novamente abrilhantada com a apresentação de diversos concepts da marca

A Jeep está já a preparar mais uma edição do Easter Moab Safari, evento que a marca realiza todas as Primaveras e que costuma ser palco para a apresentação de diversos concepts, algo que volta a acontecer em 2017 com a revelação de sete propostas. Foram já publicadas diversas fotos destes modelos e oferecemos-lhe agora uma antevisão a cada um deles.

 

Jeep Grand One – Celebra o 25º aniversário do Grand Cherokee ZJ 1993, ganhando jantes personalizadas de 18’’, uma carroçaria mais elevada e uma distância entre eixos superior. Além destas mudanças, também recebe para-choques recortados e com recurso a materiais que pretendem simular a utilização da madeira na carroçaria.

Os pneus BF Goodrich Mud Terrain KM2 de 33’’, o bloqueio do diferencial nos dois eixos e a suspensão elevada em 5cm ajudam aos ataques off-road, como das paisagens do Utah onde se realiza o Easter Moab Safari, enquanto o habitáculo remete para o ZJ 1993 nos materiais utilizados e com elementos clássicos como um telefone a bordo.

 

Jeep Safari – Pensado para viagens de exploração em família, pretende aumentar a espetacularidade da descoberta de novas paisagens com um aumento da visibilidade para o exterior. Este protótipo baseado no Wrangler tem um grande teto panorâmico e um compartimento de carga com dois níveis e um drone incorporado. As portas são articuladas, para acesso único ao habitáculo em cada lateral, contam com uma secção transparentes e aberturas para deixar o ar entrar para o interior. A marca refere ainda que os lugares traseiros estão orientados em direção ao exterior, para que se contemple ainda melhor as paisagens.

A Jeep Performance Parts oferece ao modelo eixos Dana 44 e o bloqueio do diferencial, num modelo com sistema de travagem melhorado e sob o capot está um motor V6 Pentastar, que se coneta a uma caixa automática de cinco velocidades.

 

Jeep Quicksand – Como o próprio nome indica, está pensado para os entusiastas das idas às praias e dunas para acelerar sobre as areias. Sonoro, rápido e divertido são adjetivos que a Jeep utiliza para o descrever, e conta com um kit de motor Mopar 392 Crate HEMI bem como uma transmissão automática da Getrag. O visual ganha linhas dos clássicos hot-rod como aberturas no capot e sobre as cavas das rodas. As jantes clássicas de 18’’ são envolvidas por pneumáticos de 32’’ na dianteira e 37’’ na traseira da BF Goodrich.

A base é o Wrangler, que ganhou maior distância entre eixos, uma capota rígida e para-brisas mais curto e que se pode abater. O interior surge decorado a tons “vermelhos minimalistas” combinados com painéis das portas em alumínio e os reforços da estrutura em cromado. A marca refere ainda a colocação de um gancho de resgate na traseira para substituir os para-quedas dos dragsters.

 

Jeep TrailPass – Este modelo é considerado um passo mais em frente para o Compass TrailHawk. Para tal conta com um pack para a suspensão que aumenta a distância ao solo em 3,8cm e ostenta jantes da Mopar com 18’’ e um novo visual. A pintura em preto gloss dos retrovisores, os grafismos personalizados tornam mais exclusivo o exterior, e a bordo os repousos dos braços e da cabeça em pele Katzkin oferecem distinção.

 

Jeep Switchback – Este é um modelo que pretende demonstrar as capacidades off-road superiores das adições a cargo da Mopar e da Jeep Performance Parts. Para tal são incluídos eixos Dana 44, uma nova suspensão com amortecedores Remote Reservoir Fox que aumenta a distância ao solo em 4cm e proteções de alta resistência para os diferenciais. Os para-choques em aço do Rubicon 10th Anniversary também merecem presença e foram ainda introduzidos um gancho e uma grelha específica. Para acelerar em todos os terrenos, o modelo equipa um V6 Pentastar e uma caixa automática de cinco velocidades.

O Swtichback destaca-se também pelas portas em alumínio agraciadas com grandes aberturas ao centro e o teto ‘Safari’ com compartimento de carga. A visibilidade para o exterior é reforçada pela presença de barras de iluminação LED no para-brisas e nos Pilares A, com esta tecnologia a dotar também de diodos a secção traseira do modelo. O interior tem revestimentos em pele Katzkin e inserções na mesma cor da carroçaria.

 

Jeep Iluminator – Este é o mais visível protótipo da edição de 2017 do Easter Moab Safari, graças aos diversos auxiliares de iluminação com LEDS incluídos. Criado a partir do Wrangler com o apoio da Magneti Marelli, foram introduzidos faróis de projeção LED com 7’’ e outros focos no Pilar A. Esta tecnologia surge igualmente nos faróis de nevoeiro com função de direcionamento em curva e nos focos de sinalização embutidos na grelha. O capot também participa na festa, e recebe diodos para avisar o condutor sobre perigos e projetar indicações na direção do obstáculo. A traseira informa com a iluminação os outros condutores se o modelo está parado (vermelho), a baixa velocidade (verde) ou em condições regulares de condução (branco).

 

Jeep CJ 66 – O Wrangler decidiu “vestir-se” com as cores do antepassado CJ 1966, mas ganha dotes de potência dos tempos modernos com um HEMI 5,7L protegido pelo kit Mopar 345 Crate HEMI. O resultado são 383CV de força bruta canalizados por uma transmissão manual de seis velocidades. A Mopar também oferece os eixos Dana 44 e, para maior confiança no ataque off-road, destaque para o sistema de alteração da pressão dos pneumáticos BF Goodrich de 35’’, o aumento da distância ao solo em 5cm e ainda as cavas de rodas maiores e o para-choques da edição de 10º aniversário do Rubicon Wrangler.

O exterior surge pintado na cor Cooper Canyon em contrastes com o preto mate utilizado na grelha, grafismos, centro do capot, reforços tubulares da estrutura, cavas das rodas e nos para-choques, o dianteiro com um gancho.A possibilidade de rebater o para-brisas permite uma visão direta para as paisagens em frente e, para os momentos de maior inspiração desportiva, os ocupantes dianteiros estão acomodados em bancos idênticos aos do Dodge Viper. Uma cobertura em rede para o topo ajuda a proteger os ocupantes do sol, como o que certamente se fará sentir no calor dos desertos do Utah onde se realiza a Jeep Easter Moab Safari.