Parlamento Europeu flexibiliza emissões de CO2

O Parlamento Europeu aprovou uma alteração das normas de desempenho em matéria de emissões de dióxido de carbono dos veículos ligeiros de passageiros e comerciais novos, que prevê uma maior flexibilidade para os fabricantes.

O Parlamento Europeu aprovou uma proposta da Comissão Europeia relativamente ao setor automóvel europeu que oferece aos fabricantes a possibilidade de cumprirem as suas obrigações para os anos de 2025, 2026 e 2027 calculando a média do seu desempenho ao longo de um período de três anos, em vez de cada ano em separado.

Segundo refere o Parlamento Europeu em comunicado, esta “abordagem permitirá aos fabricantes equilibrar eventuais emissões anuais excedentárias, superando o objetivo no(s) ano(s) seguintes(s).

Segundo as regras atuais foram estipulados objetivos anuais, compreendendo períodos de cinco anos, pars diminuir as emissões médias de dióxido de carbono dos ligeiros de passageiros e comerciais novos em toda a frota da União Europeia.

A partir deste ano, e para o período 2025-2029, vai ser aplicada uma meta anual de redução das emissões de dióxido de carbono de 15%, em comparação com os valores de 2021.

Para entrar em vigor, o projeto de lei exige agora a aprovação formal do Conselho Europeu, cujo texto foi validado pelo Parlamento Europeu no dia 7 de maio de 2025.

TÓPICOS:
Em manchete