Mobieco

Oslo vai recarregar taxis elétricos por wireless

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 Março, 2019

Procurando assim atrair mais profissionais do transporte de passageiros para estas motorizações de menor impacto ambiental, está a ser preparada a carga wireless (por indução) dos táxis da capital da Noruega

Com a eletrificação a ser cada vez mais uma realidade, começam a ser implementadas soluções para atrair mais condutores a esta alternativa ecológica. Agora na Noruega foi anunciado que Oslo será a primeira cidade do mundo a fazer a recarga wireless de táxis. Para tal serão introduzidas placas de carga por indução nos locais de paragem destes profissionais, permitindo abastecer enquanto esperam por clientes, e evitando que eles percam tempo no horário de trabalho para fazer a ligação à rede elétrica.

 

Este sistema está a ser implementado pelas autoridades norueguesas com apoio da Fortum, empresa que trabalha na área das infraestrutura para carregamento de veículos elétricos. Ole Gudbrann Hempel, que trabalha na gestão da rede pública de carregadores para a Fortum, explicou que tem sido principalmente a dificuldade em carregar os automóveis a reduzir a adesão dos taxistas aos modelos de de emissões 0. “Tempo é dinheiro quando os taxistas estão a trabalhar”, explica Hempel. Esta medida espera agora impulsionar essa procura, até porque a partir de 2023 apenas se vão poder conduzir táxis sem emissões poluentes neste país. Este é um passo rumo à eliminação dos motores de combustão do mercado norueguês,  já que a partir de 2025 está previsto que apenas sejam vendidos automóveis sem emissões poluentes neste país.

 

Veja também:

BMW Série 5 é pioneiro na carga wireless
Carga wireless à velocidade 1km/min estreia na CES

 

Fonte: Reuters, via Autoblog

Partilhar