Os seus animais têm medo de foguetes? A Ford tem a solução

Texto: Nuno Fatela
Data: 17 Dezembro, 2018

Para muitos donos, a celebração do ano novo acaba por ser um momento preocupante, dada a tensão e nervosismo que o fogo de artifício desperta nos seus amigos de quatro patas. Mas, recorrendo à tecnologia de cancelamento de som dos seus automóveis, a Ford pode ter a solução para quando os animais têm medo de foguetes…

Verdadeiros companheiros, os animais de estimação são parte da família. E, como tal, ninguém quer ter de deixar os seus animais de fora em momentos festivos, como a celebração da chegada de um novo ano. Mas para os cães, por exemplo, o fim da contagem decrescente para a mudança de ano e o subsequente lançamento de fogo de artifício pode ser um momento de tensão e nervosismo. Segundo uma investigação da Ford, 45% dos cães no Reino Unido sofre deste mal. O motivo pelo qual os animais têm medo de foguetes prende-se com a sua melhor audição, pois os cães ouvem sons até quatro vezes mais distantes e com frequências mais alargadas. E, com tanto foguete de ano novo, deve ser seguramente uma confusão na cabeça destes simpáticos amigos…

A Ford acredita que tem uma solução para este problema. Para tal, criou um protótipo de uma casota que está preparada para ocultar o som do fogo de artifício, recorrendo à tecnologia de cancelamento do som exterior que está integrada no Ford Edge. Tal como no SUV, existe um sistema audio que após reconhecer o barulho dos foguetes emite frequências sonoras contrárias para omitir totalmente esse ruído. Além disso, a estrutura usa também a cortiça, o material que é reconhecido pelas suas capacidades de isolar o som. A Ford revelou que este protótipo de uma casota para os amigos de quatro patas é apenas a primeira de uma série de iniciativas, designadas intervenções, em que usará as tecnologias dos seus automóveis para resolver problemas do dia-a.-dia. Como, neste caso, o problema do ano novo quando os animais têm medo de foguetes…

Partilhar