Publicidade

Os pneus do futuro sem ar? Já há protótipos!

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 5 de Setembro, 2019

Os fabricantes de pneus, como a Michelin, Continental ou Goodyear, estão já pensar em soluções alternativas ao ar.

De acordo com a imprensa espanhola, as indústrias em questão trabalham nestas alternativas já há vários anos para assim evitarem os “malditos” furos.

Apesar de se tratarem apenas de ideias, de concepts e de protótipos, existe uma forte probabilidade de serem colocados no mercado o quanto antes.

Eis alguns exemplos já divulgados pelas marcas:

Goodyear Eagle 360 Urban: é um pneu inteligente. Trata-se de uma esfera impressa em 3D. É composto por uma pele biónica com uma rede de sensores, estes permitem que o protótipo comprove o seu próprio estado e compile informação acerca do ambiente que o envolve, incluindo a superfície da estrada.

Goodyear IntelliGrip Urban: Trata-se de um pneu inteligente, concebido para apoiar os sistemas de controlo dos veículos autónomos e incrementar a segurança dos passageiros.

Bridgestone Air Free Concept: Estes pneus não precisam de ar. Utilizam uma estrutura de raios flexíveis.

Michelin Vision: é um pneu que não precisa de ar nem de ser trocado. A sua composição é com materiais biodegradáveis. Neste pneu não há jantes, sendo a própria estrutura, que é flexível, que suporta o veículo.

Michelin Tweel: O pneu não tem ar e a ligação entre o cubo da roda e a sua superfície é garantida por raios flexíveis, que funcionam quase como um “amortecedor”.