Os onze PHEV com mais de 100 km de autonomia elétrica

Está à procura de um híbrido plug-in? Reunimos onze que anunciam mais de 100 km de autonomia elétrica e que prometem viagens urbanas sem gastar uma única gota de gasolina.

A autonomia elétrica é cada vez mais um critério determinante na escolha de um híbrido plug-in (PHEV).

Com o aumento da capacidade das baterias e da sua densidade energética são cada vez mais os híbridos plug-in com alcances superiores a 100 km.

Com isso em mente, reunimos onze modelos disponíveis no mercado nacional que mais se destacam por ultrapassar essa autonomia em ciclo WLTP.

Audi A5 eHybrid – 109 km

Em primeiro lugar da lista está o Audi A5 eHybrid. A versão híbrida plug-in do A5 está disponível em ambas as carroçarias, Limousine e Avant, que distinguem-se por contar com sistema de tração integral (quattro) de série.

Estão disponíveis com dois níveis de potência: 299 cv (220 kW) e 367 cv (270 kW). Para o primeiro, a marca anuncia um tempo de 5,9 s no sprint dos 0 aos 100 km/h, enquanto para o segundo o tempo está situado nos 5,9 s. Em ambos, a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h.

O sistema híbrido plug-in combina um motor 2.0 TFSI a gasolina de 252 cv a um elétrico de 105 kW (143 cv) integrado na caixa automática de sete velocidades. A bateria tem uma capacidade útil de 20,7 kWh, que garante uma autonomia elétrica de 109 km. Para a carregar, em corrente alternada (AC) de até 11 kW, bastam 2,5 horas.

Os preços para o A5 eHybrid arrancam nos 58 500 euros, que é o caso da variante Limousine com 220 kW, e vão até aos 74 500 euros, que é o caso da versão Avant com 270 kW.

Mercedes E 300e e 400e – até 115 km

Subindo a gama do Mercedes Classe E, encontramos as versões híbridas plug-in. Debaixo do capô está o mesmo motor do E 200 – um bloco de quatro cilindros com 2.0 l de capacidade -, sendo que a diferença entre as duas resume-se à unidade elétrica com dois níveis de potência.

Na primeira (E 300e), a potência total combinada é de 308 cv, enquanto na segunda (E 400e), o débito de potência combinado atinge os 375 cv. Cumprem o sprint dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e 5,3 segundos, respetivamente.

Ambas partilham a mesma bateria de 25,4 kWh de capacidade, capazes de garantir uma autonomia de até 115 km elétricos.

Os preços para o E 300e começam nos 73 mil euros para a variante Limousine e vão até aos 80 mil euros para a versão 4Matic na variante Station. Já no caso do E 400e, os preços arrancam nos 81 850 euros para a variante Limousine.

  • Versões e preços. Novo Mercedes Classe E já pode ser encomendado em Portugal

    ID: 189151 | 2261640405

Volkswagen Tayron – 120 km

Em quarto lugar está o novo SUV médio da Volkswagen: o Tayron. Para efeitos de comparação, encontra-se posicionado entre o Tiguan e o Touareg.

Conta com duas motorizações híbridas plug-in: uma de 204 cv e outra de 272 cv. Ambas recorrem ao mesmo bloco de 1,5 l de capacidade e estão equipadas com uma bateria de 25,7 kWh de capacidade, que permite até 120 km de autonomia elétrica.

Está disponível a partir de 46 140 euros e 59 988 euros para o nível de equipamento Urban com a motorização de 204 cv PHEV. As versões R-Line com motorização híbrida plug-in com 204 cv e 272 cv são propostas a partir de 55 828 euros e 58 391 euros, respetivamente.

  • Por 1 cm. Volkswagen Tayron só é Classe 1 com Via Verde

    ID: 204808 | 3799843006

BYD Seal U DM-i – 125 km

Continuando nos SUV, surge agora o BYD Seal U DM-i. Este modelo recorre a um sistema híbrido plug-in que casa um motor a gasolina com 1,5 l de capacidade com um motor elétrico. Juntos, entregam 218 cv (160 kW) de potência e 300 Nm de binário.

Contudo, neste artigo, destacamos a versão com a maior bateria e autonomia elétrica, a Comfort, com 26,6 kWh de capacidade e um alcance de até 125 km, respetivamente.

Quanto a carregamentos, este pode ser feito em corrente alternada (AC) até 11 kw ou em corrente contínua (DC) de até 18 kW. Neste último caso, carregando dos 30 aos 80% em 55 minutos.

Em termos de preços, o Seal U DM-i Comfort está disponível a partir dos 44 490 euros.

  • Navio gigante da BYD a caminho da Europa cheio de carros

    ID: 205053 | 2380469311

Mercedes-Benz GLC 300e 4MATIC – 127 km

O Mercedes-Benz GLC está disponível com versões híbridas plug-in a gasolina e a gasóleo. Contudo, neste artigo destacamos a 300e, que se destaca pela elevada potência a gasolina, pelos tempos de carregamento da bateria e pela sua elevada autonomia em modo elétrico.

Este SUV está equipado com um motor de combustão de 204 cv e um motor elétrico de 136 cv, totalizando num débito combinado de 313 cv.

A alimentar a potência elétrica está uma bateria de 31,2 kWh, que garante uma autonomia elétrica de até 127 km. À semelhança dos supramencionados, também aceita carregamento rápido, só que o carregamento até 60 kW é uma opção que custa 650 euros mais IVA.

Este SUV híbrido plug-in está disponível a partir de 73 650 euros.

  • Novo Mercedes-Benz GLC recebe motorizações híbridas plug-in

    ID: 171159 | 7075819533

Skoda Superb Combi PHEV – 135 km

A carrinha Skoda Superb foi atualizada e entre as novidades recebeu um novo motor 1.5 TSI a gasolina e uma nova bateria de 19,7 kWh de capacidade útil.

Sendo uma carrinha, a grande vantagem da Superb Combi em relação aos restantes já apresentados é o seu espaço. Em termos de espaço de bagageira, estamos a falar de 645 litros de capacidade na variante berlina e 690 litros na versão carrinha.

Contudo, apesar das dimensões, o mesmo conjunto permite alcançar 135 km de autonomia (ciclo WLTP) sem qualquer recurso ao motor de combustão. A potência máxima está situada nos 204 cv.

Em termos de preços, a Skoda Superb Combi versão carrinha começa nos 49 257 euros.

  • Skoda Superb Combi. Maior, melhor e mais amiga da carteira

    ID: 197083 | 2379908185

Audi A3 Sportback 40 TFSIe e 45 TSFIe– 141 km e 135 km

Quase no fim desta lista estão o Audi A3 Sportback 40 TFSIe e o 45 TFSIe. Também estas duas variantes foram alvo de uma atualização e receberam melhorias mecânicas face aos antecessores.

Além de também terem recebido o novo motor 1.5 TFSI Evo2 a gasolina, o motor elétrico integrado na caixa de velocidades passou a contar com 116 cv (85 kW) e 330 Nm de binário. A capacidade da bateria também aumentou de 10,6 para 19,7 kWh.

Em termos de potência combinada, o 40 TFSIe debita 204 cv e 350 Nm de binário máximo, enquanto o 45 TFSIe atinge os 272 cv e 400 Nm de binário. O primeiro cumpre a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,4s e atinge 225 km/h de velocidade máxima, enquanto o segundo cumpre o mesmo exercício em 6,3s e atinge os 237 km/h.

Quanto a preços, o 40 TFSIe, com 141 km de autonomia elétrica, está disponível a partir de 45 819 euros, enquanto o 45 TFSIe, com 135 km de autonomia elétrica, começa nos 49 446 euros.

  • Audi A3 Sportback PHEV chega com mais potência e autonomia

    ID: 204057 | 628478147

Volkswagen Golf eHybrid e GTE – 143 km e 131 km

A terminar esta lista estão o Golf eHybrid e a versão GTE. As duas variantes também foram alvo de uma atualização e passaram a contar com uma autonomia bastante superior.

Com a presença de uma nova bateria com 19,7 kWh utilizáveis (face aos 10,6 kWh anteriores), o valor máximo de alcance está situado nos 143 km para o eHybrid e 131 km para a versão GTE, ambas medidas em ciclo WLTP.

Outra novidade é o facto de aceitarem carregamentos rápidos, em corrente contínua (DC), numa potência máxima de 40 kW. A potência em corrente alternada (AC) também passou a ser de 11 kW, face aos 3,6 kW anteriores.

Em termos de débito de potência, a versão eHybrid manteve os 204 cv (150 kW), enquanto o GTE subiu para os 272 cv (200kW). Quanto a preços, o Golf eHybrid está disponível a partir de 42 781 euros, enquanto o GTE começa nos 46 855 euros.

  • Volkswagen Golf eHybrid

    ID: 172427 | 475814569