Os melhores carros do Festival de Goodwood 2019

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Julho, 2019

Mais uma vez não faltaram maravilhosas máquinas no Festival of Speed…

Cada vez mais o Festival of Speed em Goodwood é um dos maiores eventos do ano. Ao ponto de já ser a escolha de muitos aficionados em detrimento dos grandes salões automóveis. E como seria de esperar,a edição que agora terminou não decepcionou ninguém. A comprovar isso, aqui ficam as fotos de alguns dos melhores carros do Festival de Goodwood 2019…

Land Rover defender - O prótotipo da nova geração do famoso off-roader teve a honra de abrir o evento. Como tal, tem também a honra de abrir a nossa galeria de Goodwood
Volkswagen ID R - Falando em "sempre a abrir", foi isso mesmo que o ID R fez na Rampa de Goodwood. E, dessa forma, bateu o recorde que o McLaren MP4/13 de Nick Heidfeld tinha feito há 20 anos
Falando de recordistas, aqui fica o Babs. Em 1926 tornou-se o mais veloz de sempre em superfície terrestre, e depois de muitos anos "à morte" em Pendine Sands foi recuperado e esteve nesta festa
A nostalgia também bate forte no evento, com muitas máquinas de eras passadas. Mostrando que não é preciso doses abismais de potência para fazer furor, a Citroën trouxe o 2CV para o palco
Além de ser a eleita para a famosa escultura que anualmente embeleza, a Aston Martin levou a gama completa a esta festa.
Além de desportivos como o Vantage AMR e o DBS Superleggera e os outros modelos desta foto, também novidades recentes como o DBX e o RapidE captaram atenções.
Os 50 anos de vida de Michael Schumacher não passaram em claro aos organizadores. Como tal, muitos dos monolugares que o grande campeão alemão guiou na sua carreira também foram a Goodwood
Airspeeder - Agora, para algo totalmente diferente, aqui fica a nova competição apresentada neste local e destinada a quadcópetros não tripulados.
Ferrari P80C - Numa festa deste calibre exige-se a presença da Ferrari, e os cavallinos não defraudaram as expetativas. Um dos mais aguardados foi este exclusivo P80C
A moderna barchetta Monza SP2 também marcou presença
A liderar esta "excursão" está o SP3 JC, mais um carro bem raro que foi criado a pedido de um cliente da marca italiana
Também de Itália, e com uma escolta bem especial, veio o Alfa Romeo C32. A escolha do Fórmula 1 são os novos Stelvio e Giulia edição 'Racing'
Bem diferente é este Mono. E não se trata de um daqueles móveis velhos que só ocupam espaço, este é o novo BAC Mono R que foi apresentado em Goodwood
Voltando aos superdesportivos, esteve também presente o novo Ford GT
Com estas duas ponteiras de escape, bem deve ter voado a palha que serve de proteção nas laterais da Rampa de Goodwood...
A McLaren não podia faltar à chamada, e esteve presente com este Senna GTR
Também o novo McLaren GT já mostrou o seu valor no pequeno circuito
Quer mais um pouco de nostalgia? Então veja este Audi Quattro de ralies e os dois carros que se seguem...
O Audi 200 Quattro TransAm veio, na companhia do Audi 90 IMSA GTO
Lancia Delta Integrale HF de 1987. Imbatível...
A Bentley também trouxe a festa dos 100 anos a Goodwood. Entre os modelos presentes, aqui fica o vencedor das 24H de Le Mans em 2003
Falando de modelos de competição, a Audi aproveitou a ocasião para desvendar o novo R8 LMS GT2
Já a Porsche preferiu dar a conhecer a sua nova aposta para o WEC: o 911 RSR
O renascido 935 também não faltou. E repetiu aquilo que tem feito desde que foi apresentado: fascinar todos!
Continuando nos modelos de competição, a Citroën abrilhantou o troço de rallies levando o C3 WRC e a sua equipa oficial: Sebastien Loeb, Esapekka Lappi e Mads Ostberg
E na nova área da "Arena" em Goodwood queimou-se muito pneu. E se o Toyota GT 4586 (um GT86 com motor de Ferrari 458) causou furor, este Kamaz que correu o Dakar não lhe ficou nada atrás...
Falando de carros de competição, os Fórmula 1 de várias épocas têm lugar assegurado em Goodwood. Aqui fica um dos mais modernos... o Red Bull RB8
Este modelo ainda não está em competição, mas depois de ter sido exibido em 2018 repetiu a presença este ano. Falamos do Roborace, que quer dar origem a corridas de carros autónomos
Também à procura de captar interesse para competir está este Extreme E, um SUV elétrico com 550cv
Falando dos SUV, não podia faltar o "rei da potência" neste segmento. Também o Jeep Grand Cherokee de 710cv veio até solo britânico
Passando para as novidades, aqui fica a nossa preferida. Trata-se do novo Mercedes A45 AMG, que conta com o mais potente motor de quatro cilindros do planeta para modelos de produção
Também a Lexus perdeu a cabeça em Goodwood. Explicando melhor, os nipónicos vieram ao evento com os protótipos do Lexus LC descapotável
Não se mostrou em todo o esplendor, mas confirmou o nome de guerra em Goodwood. Falamos do Lotus Evija, que será o superdesportivo anunciado pela marca
Não é estreia mundial, pois essa aconteceu no GP do Mónaco. Mas, com Daniel Ricciardo ao volante, obviamente o Renault Mégane RS Trophy-R causou sensação
Ainda sem estar em produção, mas já com muitos interessados, aqui ficam dois elétricos que "compraram bilhete". Falamos do Volkswagen ID3...
...e do Taycan, que teve aqui uma primeira oportunidade para cumprir o prometido de ser um verdadeiro e puro Porsche!
Chega a Goodwood e não sabe onde se dirigir primeiro? Aqui fica, para terminar, uma excelente sugestão: o Michelin Supercar Paddock e os seus estupendos e raros superdesportivos.
Apollo Intensa Emozzione - Custa 2,3 milhões de euros, valor que inclui este agressivo visual e também um V12 atmosférico que permite alcançar os 335 km/h
Dendobrium D-1 - Neste caso não há motor V12. Pelo contrário, há múltiplos motores elétricos para debitar 1800cv
Ginetta Akula - O nome do carro vem da famosa classe de submarinos da marinha russa. Mas, com doses abismais de potência, quer ser é um "porta-aviões" no campo dos superdesportivos
WMotors Fenyr Supersports - O supercarro libanês tem causado furor, graças aos seus 800cv e 980Nm obtidos de um motor com apenas 3600cm3. Pensado para quem tem muito petrodolar para gastar, não faltam algumas excentricidades...
Prato Orage - Caso para dizer aos franceses "Bienvenue aos superdesportivos". O representante gaulês no espaço Michelin vem com um V8 atmosférico que castiga o asfalto com 900cv e 1000Nm
Um interessante projeto que também teve lugar neste espaço foi o 911 (964) criado pela Singer, em que o bloco de 3,6L teve um upgrade para os 4.0L e dobrou a potência para perto dos 500cv
Talvez ainda mais incrível seja este Charge Mustang. Trata-se de um clássico que foi convertido em elétrico, debitando 536cv e, segundo algumas fontes, impressionantes 7400Nm de binário

Pode parecer incrível, mas de fora desta lista ainda ficaram máquinas como o Koenigsegg Jesko. Infelizmente, por questões de direitos de autor, também não foi possível mostrar outros carros da homenagem a Michael Schumacher. Uma coisa é certa. Goodwood já é um evento imperdível e que todos os fãs do automóvel devem deixar bem marcado no seu calendário anualmente.

Qual o seu carro favorito desta galeria dos melhores carros do Festival de Goodwood 2019? Deixe a sua opinião no Facebook da Turbo