Jeep Wrangler – O descendente
O seu estilo e capacidades remetem imediatamente para os inolvidáveis atributos do Willys, sendo também ele uma verdadeira máquina de tração integral para devorar obstáculos fora de estrada. Lançado em 1986 precisamente para suceder ao CJ, inicialmente envolto em desconfiança devido às muitas alterações que apresentava (foi mesmo considerado um veículo mais destinado à estrada que ao off-road), já conta com quatro gerações, a mais recente revelada já este ano com a promessa de ser o SUV mais capaz de sempre, e continua a fazer sucesso. Por exemplo, a geração JK (a terceira, comercializada entre 2006 e 2018) superou a fasquia de um milhão de unidades produzidas durante 2013. Além disso, está a ser preparado o lançamento da versão pick-up em 2019 para se juntar às versões de duas e quatro portas. Algo que vai ajudar a cimentar o seu legado como representante da Jeep na lista dos carros mais vendidos de cada marca.
Com a marca a definir o Wrangler como um “campeão do off-road sem qualquer rival”, a sua mecânica visa precisamente estar apto a superar qualquer adversidade que seja colocada no seu caminho. Daí que conte com a tração integral, a caixa com redutoras, a caixa de transferência, diferenciais “Tru-Lok”, uma generosa altura ao solo e proteções da parte inferior da carroçaria. Junta ao estilo agressivo, onde se destacam as muito volumosas proteções envolventes e cavas das rodas, um lado prático demonstrado por especificidades como a possibilidade de lavar o interior em determinadas versões.
Como não podia deixar de ser para um modelo com estas tremendas capacidades para desbravar caminhos, existem alguns marcos que ficam para a história. Um deles foi o recorde do Guiness obtido em 2007, quando transportou uma equipa de exploradores até Ojos del Salado, no Chile. Uma incrível aventura que decorreu entre 7 e 13 de março e que terminou numa altura de 6646 metros naquele que é o mais alto vulcão no planeta Terra. Outra curiosidade foi o anúncio em 2008 de que seria produzido um Wrangler elétrico, com 60km de autonomia sem emissões poluentes, mas o projeto acabou por ser abandonado no ano seguinte.