Este Mercedes Avtr chega-nos do mundo de Avatar

Texto: Filipe Bragança
Data: 7 Janeiro, 2020

O Mercedes-Benz Vision Avtr é um concept eléctrico baseado nos filmes de ficção cientifica, Avatar. Este automóvel futurista vem equipado com uma série de tecnologias saídas de Hollywood.

A Consumer Technology Show (CES) 2020 acaba de abrir as suas portas. Desde de 1967, que a CES se consolidou como uma das maiores montras de tecnologia a nível mundial, reunindo marcas de vários sectores que aqui expõem os seus produtos mais inovadores. Como seria de esperar, algumas marcas automóveis gostam de marcar presença neste evento. A Mercedes é uma dessas marcas, tendo reservado para este evento um concept muito especial.

Como o nome indica, Mercedes-Benz Vision Avtr é o resultado do trabalho conjunto entre a casa alemã e a produtora dos filmes Avatar, liderada por James Cameron,. O resultado é um carro conceptual eléctrico que mistura a nova linguagem de design da marca alemã, com um conjunto de elementos estéticos inspirados na longa-metragem. Mas este Mercedes é muito mais que isto.

Tecnologia sustentável

De acordo com a equipa por detrás deste projecto, o Avtr é um “zero impact car”. Isto significa que todos todos os materiais utilizados na concepção deste projecto (até os que compõem as baterias), são ecologicamente sustentáveis. Para além desta particularidade, e muito na linha da mensagem que o filme pretende transmitir, este automóvel foi desenvolvido a pensar na interacção com o seu condutor, causando quase uma impressão de fusão com o mesmo.

Para além de alguns elementos estéticos dinâmicos, que conferem uma silhueta quase orgânica, talvez o maior destaque deste concept vá para um painel táctil, que permite o condutor controlar o veículo, através dos gestos da sua mão. Um pequeno toque de magia.