Os 8 elétricos mais esperados na Europa para este verão

A mobilidade elétrica continua na ordem do dia, com novidades quase todas as semanas. Estes são os carros elétricos que prometem ser o destaque durante a altura mais quente do ano.

Os automóveis elétricos já são uma presença assídua nas estradas portuguesas. Só no primeiro trimestre do ano, os veículos 100% elétricos representaram 20,8% das novas matrículas, de acordo com a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis).

No entanto, apesar dos mesmos dados sugerirem que os veículos híbridos (convencionais, plug-in e mild-hybrid) estão a tornar-se na motorização preferida pelos consumidores, a verdade é que o verão de 2025 guarda novidades que podem voltar a mudar o paradigma.

Há cada vez mais marcas a chegarem ao mercado nacional e uma coisa é certa: escolha não falta. Por isso, deixamos aqui a nossa seleção dos automóveis elétricos mais aguardados que têm chegada prevista na Europa este ano.

Mercedes-Benz CLA

O novo CLA elétrico foi revelado como o Mercedes mais eficiente até à data. Estamos a falar de um carro elétrico que anuncia uma autonomia de até 792 km (WLTP) e que estreia uma arquitetura elétrica de 800 V que adiciona o equivalente a 325 km em 10 minutos.

Foi lançado em Portugal com versões de um e dois motores. A primeira é a CLA 250 +, com um motor traseiro a debitar 272 cv (200 kW), alimentados por uma bateria de 85.5 kWh que garante entre 694 km e 792 km de autonomia (WLTP).

A segunda é a CLA 350+ 4MATIC, com dois motores (frente e atrás), 354 cv (260 kW), bateria de 85,5 kWh e uma autonomia entre 670 km e 770 km (WLTP).

  • Mercedes-Benz CLA elétrico já está à venda em Portugal

    ID: 204928 | 2302634198

Mazda 6e

A primeira berlina elétrica da Mazda já está disponível para encomenda em Portugal e tem chegada prevista para setembro. A gama para já proposta tem duas versões.

A versão Standard está equipada com um motor elétrico de 258 cv (190 kW) e uma bateria de 68,8 kWh, que anuncia uma autonomia de até 479 km e urbana de até 605 km (ambas medidas no ciclo WLTP).

Já a versão Long Range recebe um motor de 245 cv (180 kW), mas uma bateria de 80 kWh, que permite anunciar um alcance combinado de até 552 km e até 692 km em circuito urbano (WLTP).

  • Mazda 6e chega em setembro com 552 km de autonomia

    ID: 204770 | 3909242956

Toyota Urban Cruiser

O Toyota Urban Cruiser tornou-se elétrico e também um «irmão gémeo» do novo Suzuki Vitara elétrico.

O início de comercialização está previsto para o final deste verão e, para já, ainda não foram anunciados preços.

Contudo, já se sabe que vai ter duas opções de bateria e três versões para escolha: a primeira de motor dianteiro, com 144 cv (106 kW) e bateria de 49 kWh e a segunda com um motor dianteiro de 174 cv e bateria de 61 kWh.

A terceira conta com a mesma bateria, mas terá dois motores elétricos (um por eixo) com uma potência combinada de 184 cv e um binário máximo de 300 Nm.

Ainda não existe informação oficial para a autonomia e carregamento, mas estima-se que chegue aos 400 km (WLTP) com a bateria de maior capacidade.

  • Toyota Urban Cruiser está de regresso em modo EV

    ID: 204278 | 8193248008

Ford Puma Gen E

O novo Ford Puma Gen-E já está disponível para encomenda em Portugal e as primeiras entregas já começaram.

Está equipado com um motor elétrico a debitar 124 kW (168 cv) de potência e 290 Nm de binário máximo, alimentados por uma bateria de 43 kWh de capacidade.

Para a versão base, a marca anuncia uma autonomia de até 376 km, em ciclo combinado WLTP. Já na versão Premium, devido às rodas de maior dimensão (18” em vez de 17”), a autonomia é reduzida para 347 km.

  • Com gama e preços. Ford Puma também já é elétrico

    ID: 204240 | 8453642950

Opel Frontera

O Opel Frontera já pode ser encomendado desde julho de 2024 e também está disponível com uma motorização híbrida de 48 volts, mas a de destaque neste artigo é a 100% elétrica.

Está equipada com um motor síncrono dianteiro com 113 cv (83 kW), alimentado por uma bateria de 44 kWh que anuncia uma autonomia de 305 km (ciclo WLTP). Na versão Long Range, que chegou este ano, a autonomia sobe para 400 km.

  • Com preços e previsões. Opel apresenta o novo e eletrificado Frontera

    ID: 199613 | 7541587071

Renault 4

O novo Renault 4 já pode ser encomendado, sendo que a sua chegada ao mercado nacional está prevista para o final do primeiro semestre.

Ao assentar na mesma plataforma do Renault 5, também partilha algumas das motorizações. O R4 está disponível com versões de um motor elétrico dianteiro (de 120cv ou 150 cv), alimentado por uma bateria que pode ter 40 kWh ou 52 kWh de capacidade.

No caso da bateria de 40 kWh, a autonomia máxima está estabelecida nos 309 km (WLTP). Já na bateria maior, de 52 kWh, o alcance sobre até aos 408 km de autonomia (ciclo WLTP).

Hyundai Ioniq 9

O maior SUV da marca sul-coreana foi dado a conhecer ao público no Salão de Bruxelas e chegará à Europa no início do próximo verão, depois de já ter sido lançado na Coreia do Sul e nos Estados Unidos da América.

Em termos de motorizações, a versão base inclui um motor elétrico traseiro a debitar 218 cv (160 kW). Já a versão Long Range AWD adiciona um segundo motor no eixo dianteiro, debitando uma potência combinada de 313 cv (230 kW).

No caso da versão performance, o SUV recorre a dois motores de 160 kW (218 cv), um em cada eixo, que debita uma potência combinada de 435 cv.

Todas as versões são alimentadas por uma bateria cuja capacidade reflete as grandes dimensões do Ioniq 9, de 110,3 kWh. Na versão Long Range, anuncia até 620 km de autonomia.

  • Hyundai Ioniq 9. Sete lugares e 620 km de autonomia

    ID: 204203 | 1351746249

Kia EV4

A mais recente proposta da família de modelos “EV” da Kia tem chegada ao mercado nacional agendada para o segundo semestre deste ano.

Se o visual não convencer, a verdade é que os detalhes técnicos merecem destaque. Apresenta-se com um motor dianteiro de 204 cv (150 kW) e estará disponível com duas baterias de capacidades distintas: de 58,3 kWh e 81,4 kWh.

As autonomias anunciadas variam consoante o formato da carroçaria. No caso da bateria da bateria mais pequena, a autonomia é de 410 km na versão hatchback e 430 km na versão berlina. No caso da bateria maior, a autonomia é de 590 km e 630 km, respetivamente.

  • Berlina e hatchback: Kia reforça gama elétrica com novo EV4

    ID: 204600 | 1730499854