Publicidade

Os 5 Porsche mais caros de sempre

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 de Dezembro, 2018

Uma verdadeira galeria de campeões, esta é a lista dos cinco Porsche mais caros de sempre

Quando se fala do preço dos automóveis, um elemento que ajuda a explicar a sua valorização é o glorioso passado nas pistas. Sendo a Porsche a marca mais vitoriosa de sempre nas 24 Horas de Le Mans, não admira que alguns dos seus campeões da mítica prova de resistência tenham ganho uma aura especial. Isso torna-os especialmente apetecíveis para os colecionadores, o que resulta em disputas quando um destes modelos surge num leilão, fazendo aumentar ainda mais a sua cotação. E isso mesmo fica demonstrado nesta lista com os 5 Porsche mais caros de sempre, uma galeria de ilustres campeões que pode encontrar na fotogaleria e no vídeo seguintes…

Porsche 917/30 Spyder - 3.000.000$
Este modelo desenvolvido para o campeonato Can-Am usava um motor de 12 cilindros refrigerado a ar, que debitava 1200cv e permitia atingir os 365 km/h
Uma curiosidade reside nos dois tanques de combustível, cada um com 200 litros. Este é o modelo que o piloto Patrick Long definiu, simplesmente, como "Fuc***g Excellent"
Porsche 550 A Spyder - 5.170.000$
É considerado o primeiro Porsche criado a pensar na competição, e mostrou isso logo após a estreia, ao vencer a Mille Miglia de 1956
Esse triunfo valeu-lhe a alcunha de "Giant Killer" por ter batido, com o seu motor 1,5L de 135cv, carros com o dobro e o triplo da potência. Este chassis 550 A-14S foi vendido por mais de cinco milhões de dólares.
Porsche 911 GT1 Strassenversion - 5.665.000$
Um dos Porsche mais raros e desejados de sempre, este modelo que debita 600cv é o terceiro Porsche mais caro de sempre. Este valor foi atingido pelo chassis WPOZZ997WS396005
Criado numa série de 20 exemplares para homologar o carro que participou em Le Mans no ano de 1997 na categoria GT1, é o exemplo mais extremo de um carro de competição homologado para estrada
Porsche 956 - 10.120.000$
Este chassis nº3 pertence ao carro que venceu as 24H de Le Mans em 1983, guiado por Vern Schuppan, Hurley Haywwod e Al Holbert.
É um dos carros mais vitoriosos de sempre do desporto automóvel, e para muitos continua a ser o mais veloz de sempre em Nurburgring. Basta lembrar que este estava homologado para o Grupo C, enquanto o 919 Hybrid EVO "não cumpre regras nenhumas".
Porsche 917 K - 14.080.000$
O "K" significa Kurzheck, traseira curta, solução para melhorar a estabilidade do 917. Usava um V12 de 630cv que superava os 350km/h em Mulsanne, e a decoração Gulf Oil, tornada famosa por Steve McQueen torna-o ainda mais apetecível.
Derek Bell, a quem a Porsche quis vender um 917 K, afirmou que "se tivesse chegado a casa com um carro de competição e um recém-nascido, estaria divorciado numa semana e meia"

 

Veja também:

Os carros mais caros de sempre em leilão
Os SUV mais valiosos do mundo
Ferrari 250 GTO bate o recorde para o carro mais caro de sempre