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Mais do que um Veyron! Opus cria AMG GT Black Series com mais de 1.100 cv

Texto: Redação
Data: 15 de Março, 2021

Lançado, ainda em 2015, com “apenas” 456 cv, o Mercedes-AMG GT tem vindo a ganhar potência com o passar dos anos, culminando na atual variante Black Series, com uns impressionantes 730 cv. Ainda assim, não satisfeitos com esta valor, os alemães da Opus decidiram “um pouco” mais a fasquia, propondo o superdesportivo alemão, com uns avassaladores 1.127 cv!

Anunciando cerca de duas vezes e meia mais potência que o modelo standard, o Mercedes-AMG GT Black Series by Opus arrisca-se, assim, a ser, com os seus 1.127 cv, inclusivamente mais potente, que o futuro hiperdesportivo da marca da estrela, o AMG One.

Apesar deste facto, destaque, desde logo, para o facto de, mesmo com todo este aumento de potência, o preparador alemão ter optado, não por uma tracção integral, mas, sim, por manter a tracção apenas traseira com que o modelo é proposto de origem.

Contudo e a pensar, especificamente, nos candidatos à compra de uma unidade, mas que receiam os potenciais perigos resultantes de tanta potência, descarregada apenas e só nas rodas traseiras, a Opus salienta que o sistema pode limitar eletronicamente o binário a um “mínimo”, para que não só a tracção seja a ideal, como também a longevidade da transmissão não seja colocada em causa.

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A par deste cuidado, o preparador garante ainda que, a ajudar também à segurança, surge a garantia de que a imensa potência do V8 é disponibilizada de forma linear, numa curva semelhante à de um motor naturalmente aspirado.

Com mais de 1.100 cv de potência, mas não só!

De resto e a pensar igualmente nos condutores menos ambiciosos, o preparador alemão recorda que o “seu” Mercedes-AMG GT Black Series está disponível, não somente com este nível de potência, mas pode ser igualmente adquirido com outros níveis de potência – a começar, por exemplo, numa versão que o iguala a um “simples” Bugatti Veyron, com não mais que 1.001 cv.

Além deste, a possibilidade de optar, ainda, por uma de outras duas variantes: uma com 933 cv de potência e, outra, com “apenas” 836 cv.

Sobre as alterações realizadas de forma a conseguir estes patamares de potência, a Opus revela que, enquanto a variante menos potente, passa, apenas, por uma  reconfiguração de software do V8, já as restantes, são sujeitas a alterações mais profundas. Recebendo, entre outros predicados, diferentes turbocompressores, pistões forjados, bielas mais robustas, além de um sistema de admissão de combustível, personalizado.

Igualmente reforçada, surge a transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades, neste caso e segundo também revela o preparador, de forma a conseguir lidar com o aumento de potência… e o ruído adicional.

Finalmente, o GT Black Series da Opus recebe, ainda, jantes ultra-leves, algumas melhorias na aerodinâmica, assim como um sistema de escape específico, com possibilidade de ajuste da sonoridade, mas sem filtro de partículas. O que, acrescente-se, transforma o modelo num veículo ilegal para circular nas estradas do dia-a-dia, ficando limitado, apenas e só, a uma utilização exclusivamente em circuito.

À venda a partir de Abril

Quanto à comercialização destas versões hiper-vitaminadas Mercedes-AMG GT Black Series by Opus, o preparador alemão revela que as duas versões menos potentes, com 836  e 933 cv de potência, vão estar disponíveis já a partir do próximo mês de Abril.

Quanto às outras duas, ambas com mais de 1.000 cv, deverão iniciar comercialização a partir de junho.

Preços? Essa é uma informação que a Opus prefere comunicar directamente aos clientes…