A Opel anunciou a sua participação no projecto STADT:up, destinado a desenvolver conceitos e aplicações-piloto com vista à implementação da condução autónoma em tráfego urbano completo, até ao final de 2025.
Com o nome de 'Solutions and Technologies for Automated Driving in Town: an urban-mobility project', o projecto STADT:up é uma iniciativa financiada pelo Ministério Federal para os Assuntos Económicos e Ação Climática da Alemanha, no qual a também alemã Opel, hoje em dia uma das marcas automóveis parte do grupo ítalo-franco-americano Stellantis, anuncia agora a sua participação, como parceiro de desenvolvimento da tecnologia de Inteligência Artificial, ou IA.
Em comunicado divulgado após o evento de lançamento do projecto liderado pela também alemã Bosch e no qual participam 22 parceiros, a marca de Rüsselsheim revela que os peritos do seu Centro de Engenharia vão, a partir de agora, participar no desenvolvimento do reconhecimento do ambiente por veículos com base na inteligência artificial (IA) e na tradução para uma reação específica à situação na condução autónoma.
De resto, a Opel assume, igualmente, pretender apresentar um "protótipo inovador, com reconhecimento de ambiente complexo em áreas urbanas até ao final de 2025".
"Ao participar no projeto STADT:up, a Opel, como a nossa marca alemã, está a avançar ainda mais na condução autónoma em tráfego urbano, em nome da Stellantis", afirma, no mesmo comunicado, o director para a Inovação do grupo automóvel, Frank Jordan. Recordando que, "os engenheiros do Centro de Engenharia de Rüsselsheim recorrem a muitos anos de experiência neste campo. Ao mesmo tempo, estamos a reforçar a nossa boa cooperação com instituições de investigação fora da empresa e a continuar o nosso empenho em apoiar jovens cientistas".
LEIA TAMBÉM
Opel. Novos Astra e Grandland GSe já disponíveis em Portugal
Ainda sobre este projecto STADT:up, a marca automóvel alemã revela que "destina-se a soluções escaláveis de ponta a ponta para a mobilidade urbana do futuro", sendo que, os veículos a conceber "devem também ser capazes de lidar com cenários complexos de tráfego na cidade com segurança e de responder adequadamente a todas as situações em milissegundos".