Publicidade

Opel revela Insignia Sports Tourer

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 de Fevereiro, 2017

A carrinha junta-se ao já apresentado Grand Sport na gama do novo Insignia e pode ver no vídeo a apresentação do modelo efetuada pelo CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.

Foi desvendada mais uma das novidades que vai abrilhantar o espaço da Opel no Salão de Genebra, onde o novo Insignia Sports Tourer se junta aos já antes desvendados Insignia Grand Sport e Crossland X na lista de estreias do certame. Acolhendo o design e tecnologias já apresentadas com a nova berlina, é destacada a evolução na facilidade e sentido prático de utilização da nova Station Wagon, como demonstrado pela evolução da capacidade máxima de carga em 100L para um total de 1640L.

Crescendo ligeiramente as suas dimensões em comparação à geração anterior, com mais 11mm no comprimento (4986mm) e 92mm na distância entre eixos (2829mm), o modelo também se tornou mais leve, com uma redução que em determinadas versões alcança os 200kg e que oferece benefícios na dinâmica de condução da carrinha Insignia. Contando com motores a gasolina e diesel turboalimentados que podem ser conetados a uma nova transmissão automática de oito velocidades, para estas sensações mais agradáveis ao rolar em estrada também contribuem tecnologias que a Opel já tinha destacado na versão Grand Sport, como a vectorização de binário.

Com um design exterior que se inspira no concept Opel Monza, o desenho das linhas da carrinha Insignia também foi pensado para potenciar a facilidade de utilização e o lado prático do modelo, como através da diminuição da projeção do para-choques traseiro, ajudando nas tarefas de carga e descarga. Também a tecnologia ajuda neste campo, com a abertura elétrica da mala à passagem do pé por baixo do para-choques a apresentar um sistema de deteção de obstáculos que é capaz de deter a elevação ou descida do portão traseiro. Com o rebatimento dos bancos traseiros, numa relação 40/20/40, a poder ser efetuada com um comando remoto instalado junto da entrada da bagageira, a merca germânica destaca ainda o sistema Flex Organizer com calhas e divisórias reguláveis para melhor acondicionamento da carga.

Com a habitabilidade a ser reforçada, já que existem mais 31mm na altura, 25mm na largura ao nível dos ombros e 27mm no que se refere ao espaço ao nível dos assentos, o interior da nova geração Insignia apresenta já diversos atributos tecnológicos que pode descobrir neste artigo. No caso da versão Sports Tourer junta-se ainda mais um destacado pela Opel, que é o grande tejadilho panorâmico em vidro, opcional, que apresenta dimensões de 1400mm de comprimento por 860mm de largura e oferece uma luminosidade superior ao habitáculo. Além disso, a Opel afirma que esta opção “acrescenta mais um elemento ao ambiente de luxo” da nova Insignia Sports Tourer.