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Opel otimiza novo Insignia em Nurburgring

Texto: Nuno Fatela
Data: 24 de Novembro, 2016

O novo chassis FlexRide, que efetua adaptações ao comportamento do automóvel consoante a opção entre os modos Sport, Standard e Tour, é um dos destaques da nova geração Insignia que a Opel vai apresentar em 2017.

A Opel anunciou uma forte ofensiva no mercado para 2017, que tem como elementos centrais o reforço da gama de SUVS, com os novos Crossland X e GrandLand X, a aposta na mobilidade elétrica com o Ampera-e, e também a revelação do novo Insignia nas versões Grand Sport, Sports Tourer e Country Tourer. Foram agora revelados precisamente mais detalhes sobre a futura versão berlina do topo de gama germânica, com a marca a indicar que levou o modelo ao mítico e exigente traçado de Nurburgring de forma a otimizar as sensações ao volante e comportamento do modelo. Entre os destaques no desenvolvimento do modelo, com vista à melhoria do prazer de condução, estão a redução do peso que em algumas versões alcança os 175kg, e também a alteração das dimensões, com o modelo a apresentar-se em 2017 com menos 29mm de altura e uma distância entre eixos que é superior em 92mm.

Modificações que melhoram o comportamento e performance e favorecem a estabilidade ao rolar, e às quais se junta o novo chassis FlexRide com controlo eletrónico da suspensão e opção entre os modos de condução Tour, Standard e Sport. Para garantir uma evolução das características de condução do Insignia, esta tecnologia foi afinada no exigente traçado do Nurburgring, em testes liderados pelo Engenheiro-Chefe do desenvolvimento da nova geração deste modelo, Andreas Zipster. Este responsável conduziu o modelo ao longo dos desafiantes 21km do Nordschleife, afirmando que este teste permitiu “obter as afinações ideais que dão ao novo topo de gama da Opel um equilíbrio dinâmico perfeito na estrada”.

A marca ofereceu ainda uma pequena antevisão aos modos de condução FlexRide, que lhe apresentamos de seguida, e que permite já perceber quais as vantagens que esta tecnologia oferece. Desta forma, a Opel explica que nestes modos, ativáveis a qualquer altura:

  • “Standard”: o controlo eletrónico seleciona automaticamente a melhor afinação, baseado nas informações que recebe de vários sensores do automóvel;
  • “Tour”: é a configuração mais confortável dos sistemas de chassis, bem como a programação ideal da transmissão para favorecer consumos. Este é o modo ideal para fazer viagens descontraídas;
  • “Sport”: os amortecedores ganham maior pressão. As oscilações da carroçaria, em travagem e em curva, são consideravelmente reduzidas. A direção dá melhor retorno tátil da estrada.

Efetuando o adaptamento dos amortecedores às condições da estrada 500 vezes por segundo, a Opel destaca ainda o facto de que no modo Sport é possível personalizar ainda mais a experiência de condução com o chassis FlexRide, através de regulações pessoais para a direção, resposta do acelerador e comportamento dos amortecedores. É destacada pela marca germânica ainda a inteligência do Modulo Central de Condução, com o fabricante de Russelsheim a explicar que mesmo que o condutor tenha optado pelo modo standard mas decidir lançar-se pelo seu percurso numa condução mais agressiva, o topo de gama reconhece a passagem ao ‘Modo de Ataque’ e ativa automaticamente o modo Sport.