Opel Insignia Sports Tourer GSI 2020

Novo Opel Insignia GSi apresenta-se em Bruxelas

Texto: Redação
Data: 9 Janeiro, 2020

Lançada em 2017, a actual segunda geração do Opel Insignia prepara-se para dar oficialmente a conhecer, a sua mais recente evolução, já no próximo Salão Automóvel de Bruxelas. Onde, apesar da presença das três variantes, será a mais desportiva GSI, a congregar atenções.

Sem alterações de maior nas linhas exteriores, o novo Insignia que a Opel leva ao AutoSalon de Bruxelas, já a partir de manhã, dia 10 de janeiro, passa a exibir, de série, faróis de LED, que, em opção, podem ser substituídos por um mais avançado sistema de matriz de LED adaptativo IntelliLux LED Pixel.

Tecnologia cuja principal mais valia é a integração de um total de 168 elementos de LED, em vez dos anteriores 32, ajustáveis em frações de segundo por duas unidades de controlo, uma ligada à câmara dianteira e outra integrada no próprio farol. Garantindo são somente uma maior área iluminada, como uma maior precisão na utilização da luz.

Com apresentação oficial agendada para o Salão de Bruxelas, a nova família Opel Insignia chega em Portugal já no próximo mês de Março
Com apresentação oficial agendada para o Salão de Bruxelas, a nova família Opel Insignia chega em Portugal já no próximo mês de Março

Interior mais requintado e tecnológico

Já para o interior do habitáculo, a Opel anuncia uma subida no nível de qualidade, visando igualmente um maior requinte, transmitido igualmente através dos bancos ergonómicos certificados pela AGR e agora revestidos com novos tecidos, couro e até Alcantara.

A par deste upgrade, novas tecnologias, a começar numa mais evoluída câmara traseira e sistema de alerta de aproximação de veículos na perpendicular. Sendo que, da lista de dispositivos de assistência à condução, fazem ainda parte o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência e deteção de peões, manutenção de faixa com correção ativa de direção, alerta de ângulo cego, programador de velocidade adaptativo, reconhecimento dos sinais de trânsito, assistência avançada ao estacionamento e ‘head-up display’.

Equipado com caixa automática, o renovado Insignia conta com um programador de velocidade adaptativo, capaz de manter constante a distância para o veículo da frente, ou até mesmo imobilizar o veículo, retomando em seguida a marcha.

Nos sistemas de informação e entretenimento, compatibilidade garantida, tanto com Apple CarPlay, como com Android Auto, além de navegação capaz de receber indicações sobre o tráfego em tempo real.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Motores de nova geração mais poupados

No capítulo dos motores, destaque para a integração da mais recente geração de propulsores, a gasolina e a gasóleo, e acoplados a transmissões de baixo atrito. Combinação capaz de garantir, logo à partida, consumos mais baixos de combustível, graças também às melhorias conseguidas na aerodinâmica, com a adopção de uma cortina de grelha dianteira.

Comparativamente ao modelo em comercialização, o novo Opel Insignia anuncia uma redução nos consumos, segundo a norma NEDC, até 18 por cento, ao passo que as emissões de CO2 caem para patamares próximos das 100 g/km.

A justificar estes resultados, uma oferta composta por motores de três e quatro cilindros. No primeiro caso, um 1.4 Turbo de 145 cv e um 1.5 Turbo D de 122 cv, ambos pertencentes à nova geração de propulsores, 50kg mais leves que os antecessores, ao passo que, no segundo, o já conhecido 2.0 Turbodiesel de 170 cv e um novo 2.0 Turbo a gasolina de 200cv, que na versão GSI ganha mais 30 cv de potência. Assim como uma caixa automática de nove velocidades

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

De resto e no caso específico deste novo 2.0 Turbo, trata-se igualmente do primeiro quatro cilindros Opel com desactivação de cilindros.

Insignia GSi com máxima tracção

Especificamente para o Opel Insignia GSi, a manutenção da tracção integral com vectorização de binário, e que é uma solução que só este modelo possui, no segmento, a garantir não somente elevada capacidade de tracção, como maior agilidade.

Também exclusivo desta versão, componentes de elevada “performance” como os travões Brembo com pinças de quatro êmbolos e um inovador servofreio eletro-hidráulico, além da suspensão do tipo mecatrónico, com amortecedores controlados electronicamente, e do sistema de modos de condução FlexRide, com quatro opções pré-definidas: Standard, Tour, Sport e Competition. Esta última, exclusiva deste GSi.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

No mercado ainda em Março

Com apresentação agendada para o AutoSalon de Bruxelas, que tem lugar entre 10 e 19 de janeiro, a nova família Opel Insignia deverá estar disponível em Portugal, segundo informações prestadas pela Opel Portugal à Turbo Online, em finais de Março deste mesmo ano.

Já quanto a preços, estão ainda por definir, avançou a mesma fonte.