Publicidade

O menu dos pilotos nas 24 Horas de Le Mans

Texto: Miguel Policarpo
Data: 14 de Junho, 2018

As 24 Horas de Le Mans são verdadeiramente exigentes a nível físico e mental, importando assegurar que os pilotos se mantém hidratados, nutridos e preparados para enfrentar todas as fases da dura prova. No caso da Porsche, saiba o que os pilotos comem durante as 24 Horas de Le Mans, preparando-se para as emoções fortes da competição.

Todas as condições que privilegiem o desempenho dos pilotos são estudadas afincadamente pelos construtores. Conjuga-se o facto de que as 24 Horas de Le Mans são um autêntico teste às capacidades dos participantes e o “combustível” dos pilotos – hidratação e nutrição – tem de ser devidamente garantido. É realmente impressionante quando lemos alguns factos da competição, como, por exemplo, durante a prova, um pilloto pode atingir o equivalente a sete corridas de Fórmula 1 em apenas um dia. A equipa da Porsche conta com o apoio de fisioterapeutas e nutricionistas que acompanham os pilotos e asseguram a sua condição.

No Circuit de la Sarthe, onde decorrem as 24 Horas de Le Mans, a Porsche conta com instalações de 660 m2 e que recebem os pilotos e restante pessoal da equipa durante a prova. Permanecendo aberto durante as 24 horas, o Chef designado pela Porsche encarrega-se de confecionar os alimentos que os pilotos comem antes e durante o início da prova. Antes da prova, um buffet temático é produzido, baseado nos gostos dos pilotos. Há, por exemplo, uma noite dedicada á comida italiano, uma vez que o piloto Jörg Bergmeister é fã da cozinha italiana.

Leia também: Treino ou tortura? A preparação dos pilotos para Le Mans

A dieta dos participantes nas 24 Horas de Le Mans envolve a ingestão de hidratos de carbono e gorduras saudáveis, duas fontes principais de energia. Sob a forma de glicogénio os hidratos de carbono são armazenados nos músculos e fígado. Elementos cruciais para a libertação de energia durante a atividade física, o fígado controla a concentração de glicose no sangue e o glicogénio armazenado nos músculos assegura as funções necessárias.

Durante a corrida, os pilotos têm de se alimentar de uma forma “especial”, dependendo também do tempo que terão até voltarem aos automóveis – um tempo que tem de ser calculado para que a digestão não interfira com o desempenho, uma vez que poderia causa fadiga e dificultar a concentração. Quando os pilotos se deslocam até às boxes, a equipa entra em contacto com as instalações da Porsche e decidem o que os pilotos vão comer. Normalmente, a receita passa pelo macarrão com molho de tomate.

Leia também: Como se fabrica um campeão de Le Mans

Além da nutrição, a hidratação é também fundamental, sobretudo quando as temperaturas atingem os 30ºc. No habitáculo, a temperatura aumenta com o calor mitido pelos componentes mecânicos e o próprio capacete e fato contribuem para a necessidade de hidratação constante. Os pilotos têm à sua disposição uma garrafa de cerca de um litro com uma bebida isotónica a bordo, uma vez que a água pura pode não ser suficiente para reidratar o corpo – os músculos necessitam de potássio e sódio para aguentar o esforço.

Agora que já sabe o que os pilotos comem durante as 24 Horas de Le Mans, pode brilhar numa conversa de café com os seus amigos sobre tudo o que envolve a competição. A propósito, as bebidas estimulantes ou com cafeína são desaconselhadas para os pilotos!