São várias as pessoas que se questionam qual é o critério para que um determinado carro seja considerado histórico.
A revista Turbo revela-lhe agora o que levam os peritos do setor automóvel a considerar um carro com valor histórico.
De acordo com o Automóvel Clube de Portugal, são veículos históricos todos os carros de estrada "acionados mecanicamente [e] que têm, pelo menos, 30 anos de idade, sendo conservados e mantidos em condições corretas de um ponto de vista histórico, não sendo utilizados como meio de transporte do dia-a-dia e que fazem, por essa razão, parte da herança técnica e cultural."
Além desta definição, o ACP, em consonância com a FIVA faz ainda outra distinção por categorias. A ver:
Classe A – Pioneiros
Veículos construídos antes de 31 de Dezembro de 1904
Classe B – Veteranos
Veículos construídos entre 1 de Janeiro de 1905 e 31 de Dezembro de 1918
Classe C – Vintage
Veículos construídos entre 1 de Janeiro de 1919 e 31 de Dezembro de 1930
Classe D – Pós-Vintage
Veículos construídos entre 1 de Janeiro de 1931 e 31 de Dezembro de 1945
Classe E – Pós-Guerra
Veículos construídos entre 1 de Janeiro de 1946 e 31 de Dezembro de 1960
Classe F
Veículos construídos entre 1 de Janeiro de 1961 e 31 de Dezembro de 1970
Classe G
Veículos construídos entre 1 de Janeiro de 1971 e o limite dos representantes FIVA (em geral 25 anos)
Clássicos do Futuro (ou Pré-Clássicos)
Veículos com mais de 20 anos (Classificação ACP Clássicos)