Publicidade

Novos sensores Bosch garantem navegação segura

Texto: David Espanca
Data: 12 de Junho, 2020

Bosch apresenta novo sensor MEMS que permite efetuar uma navegação sem interrupções e ajuda ainda a retratar os movimentos do veículo de uma forma bastante real.

O chip semicondutor presente no sensor MEMS da Bosch permite que o sistema de navegação do veículo não sofra falhas. O SMI230 é, pois, um sensor altamente preciso que regista constantemente alterações na direção e velocidade do veículo.

Para além disso, avalia as informações e transmite-as ao sistema de navegação. Depois, as informações são combinadas com os dados posicionais do sistema global de navegação por satélite (GNSS) e usadas para navegação.

“Quando o sistema de navegação está perdido, os sensores semicondutores da Bosch garantem que o carro não se perde”, argumenta Jens Fabrowsky, membro do conselho de gestão executiva da divisão da Bosch Automotive Electronics.

O constante aparecimento de dados confiáveis sobre os movimentos dos veículos significa que o conhecido efeito “flip book” do ecrã do sistema de navegação não volte a acontecer. “Os semicondutores são essenciais para a mobilidade moderna, e atualmente é impossível imaginar os carros sem eles”, defende Fabrowsky.

O sensor “ajuda a determinar com precisão a posição do veículo”

Posição do veículo com precisão

Por seu turno, Michael Rupp, gestor de produtos, garante mesmo que “o sensor da Bosch resolve os pontos cegos da navegação do GNSS”. E isso, prossegue, “ajuda a determinar com precisão a posição do veículo, mesmo com um sinal de satélite fraco e a fornecer orientações no momento certo para prosseguir ao longo da rota”.

Para fazer isso, o sistema de navegação analisa constantemente as mudanças na direção e velocidade do veículo, conforme detetadas pelo sensor Bosch. De seguida, transmite a posição do veículo para o mapa de navegação. A aquisição de dados é tão precisa que a exibição da posição do veículo permanece confiável, mesmo que o sinal de queda persista por algum tempo.

LEIA TAMBÉM
Bosch aposta na formação “on-line” para as oficinas

A Bosch iniciou recentemente a produção do SMI230 e os primeiros clientes já estão a receber o sensor como equipamento padrão. A versatilidade deste sensor extende-se aos domínios do eCall (chamadas de emergência), sistemas de alarme e gestão de frota.