Novos passes levam à diminuição de carros

Quedas na circulação automóvel foram na ordem dos 2% na ponte 25 de Abril, no Eixo Norte-Sul e no troço da A5 entre Monsanto e Cruz das Oliveiras.

Com a chegada, em abril deste ano, do passe 'Navegante Metropolitano', que ronda os 40 euros na área da Grande Lisboa, o número de carros a circular nas estradas da capital diminuiu.

De acordo com o Correio da Manhã, as quedas na circulação automóvel foram na ordem dos 2% na ponte 25 de Abril, no Eixo Norte-Sul e no troço da A5 entre Monsanto e Cruz das Oliveiras.

O mesmo órgão de comunicação social afirma que a redução "mais expressiva" foi na Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) com 10%.

Dados em detalhe

Na ponte 25 de Abril, só em junho, houve menos seis mil carros por dia, comparativamente com igual período. De 149 mil viaturas, esta infraestrutura passou a receber apenas 143 mil.

Já a ponte Vasco da Gama, a redução do preço dos passes não teve qualquer consequência no tráfego. Na verdade, e de acordo com o jornal da Cofina, nos últimos três meses houve mesmo um ganho médio diário de 3515 veículos.

No Eixo Norte-Sul registou-se uma redução no tráfego em abril e junho, enquanto que em maio houve uma ligeira subida.