Publicidade

Novo VW Touareg chega em Junho, só com uma motorização

Texto: Redação
Data: 9 de Maio, 2018

A Turbo está nas estradas alpinas da região de Salzburgo (Áustria) a experimentar o novo VW Touareg, de que lhe dará todas as impressões de condução na próxima edição. Podemos, contudo, adiantar já algumas das novidades da terceira geração do SUV que a VW lançou em 2002 e que designa agora “o SUV da era digital”.

A linha estética inspirada nas novidades lançadas pelo Arteon é óbvia, com influências no porte atlético. O aumento de comprimento e largura ajudam um pouco na boa habitabilidade e muito na bagageira que aumentou de 697 para 810 litros. E a condução está agora mais ágil e agradável, devido a uma série de evoluções – começando pela nova plataforma MLB Evo, comum ao Audi Q7, Porsche Cayenne e Bentley Bentayga – que permitiu usar inúmeras tecnologias de apoio à condução e à própria dinâmica de um SUV de 1995 kg.

O novo VW Touareg chegará ao mercado nacional na segunda metade de Junho, ainda que com uma única motorização, o V6 TDI de três litros na sua versão mais potente, com 286 cv (238 km/h, 0 a 100 km/h em 6,1 s!). O mesmo motor na variante de 231 cv chegará no Outono, o mesmo sucedendo com o propulsor a gasolina 3.0 TSI de 340 cv. No próximo ano chegará o V8 4.0 TDI de 421 cv e, espera-se, o híbrido “plug-in” de 367 cv (e 80 km em modo elétrico) que a VW desenvolveu a pensar, primeiro, no mercado chinês…

Haverá dois níveis de equipamento… que são três: o Elegance terá jantes de 19’’ e acabamentos interiores em alumínio mas, sem custo adicional, poderá transformar-se no nível Atmosphere com acabamentos em madeira; e o R-Line com jantes de 20’’ e visual mais desportivo.

Quanto ao interior, a grande novidade é o Innovision Cockpit que junta o painel de instrumentos digital de 12’’ (Active Display) ao enorme ecrã central de 15’’ (Discovery Premium), de utilização intuitiva e com inúmeros menus que se usam como um “tablet”. É, contudo, um opcional que custará 2200 €… De série haverá um painel de instrumentação analógica e um ecrã central de 9,2’’ (Discovery Pro). Apesar de ainda não haver preço, certamente que estaremos a falar de algo na casa das nove dezenas de milhares de euros, pelo que não serão 2200 € que farão «mossa» a quem quiser este novo Touareg e vale bem a pena o Innovision Cockpit!