Novo Volvo XC40: Primeira paragem é em Portugal (com vídeos)

Texto: Nuno Fatela
Data: 21 Setembro, 2017

A Volvo desvendou hoje o novo SUV XC40, modelo que chegará ao mercado em 2018 mas que antes desse momento vai ter a primeira aparição ao público durante a passagem por Portugal da Volvo Ocean Race.

Após as primeiras fotos não-oficiais que lhe demos a conhecer durante a última semana, a Volvo revelou hoje o novo XC40. Este será o terceiro SUV da marca sueca, confirmando a forte aposta da marca neste campo, e fica ainda responsável por estrear algumas novidades do fabricante, como é o caso do novo motor de três cilindros e da plataforma modular CMA. Além de reforçar a presença dos nórdicos no segmento SUV, o modelo representa igualmente a aposta da marca nas novas motorizações (todos os Volvo após 2019 vão contar com a eletrificação), pois estão previstos futuramente um Volvo XC40 híbrido e outro 100% elétrico.

Design

Em termos de design exterior podemos voltar a afirmar, como na antevisão não-oficial da última semana, que a maior diferença relativamente ao muito elogiado concept 40.1 está nos retrovisores. Assim encontramos um SUV compacto com uma presença marcante, que inclui elementos como distância ao solo superior, as cavas das rodas volumosas e as grandes jantes usuais deste segmento, em combinação com traços estilísticos da Volvo, como a habitual grelha e a assinatura visual do “martelo de Thor” na dianteira e as óticas verticalizadas na retaguarda. Um estilo onde se destaca também o teto em tom contrastante que, embora não exista confirmação oficial da marca, circulam informações que poderá permitir um total de 17 configurações diferentes.

A bordo encontramos uma atmosfera claramente premium e também com elementos de estilo transplantados dos XC60 e XC90, como o touchscreen de 9’’ para o infotainment. No Volvo XC40 a marca destaca ainda a volumetria dos espaços colocados nas portas e sob os assentos, soluções inteligentes como o espaço de carga por indução para telemóveis e os ganchos para sacos (entre outras formas de evitar a bagunça a bordo). Além disso o lado prático da utilização vai ser outro trunfo do SUV compacto, com o novo ’Care by Volvo’ disponível em Portugal a partir de 2018, em que a marca disponibiliza serviços como abastecimento de combustível, lavagem da viatura ou entrega de compras diretamente na bagageira do veículo com a chave eletrónica. Esta nova forma de aceder ao carro também poderá ser partilhada com familiares através do Volvo on Call.

Segurança

A segurança promete também ter papel importante no novo Volvo XC40, como já tinha sido demonstrado pela marca através de um primeiro vídeo. A proteção conferida fica agora comprovada nos crash-tests do vídeo anterior, mas para evitar estes momentos de colisão a marca recorre a inúmeras tecnologias. Num conjunto amplo de sistemas, destacam-se as situações em que o carro assume o controlo sozinho como no Pilot Assist, no City Safety com novas capacidades e no Cross-Traffic Alert com travagem automática, que se juntam a outros atributos como o Run-Off Road Protection & Mitigation e a Câmara a 360º.

Motores e Preços

Apesar das potências ainda não terem sido especificadas, a marca sueca revelou já a oferta de motorizações para o novo Volvo XC40. Quando o modelo chegar a solo nacional no início de 2018 os gasolina, representados pelo bloco T5, vão estar disponíveis por valores próximos dos 36000€, enquanto para os diesel D4 o preço vai rondar os 40000€. Além de ficar responsável pela estreia do novo motor de três cilindros da Volvo, o facto de ser o primeiro modelo fabricado com a nova plataforma CMA oferece uma vantagem adicional, que é a possibilidade agora confirmada de surgirem futuramente os Volvo XC40 híbrido e 100% elétrico.

 

Apesar de chegar ao mercado somente no início de 2018, o Volvo XC40 vai estar pela primeira vez exposto ao público, numa prémiere mundial,  durante a etapa portuguesa da Volvo Ocean Race. Se quiser ver em primeira mão o novo SUV compacto da Volvo marque na sua agenda o dia 31 de outubro, quando as embarcações desta famosa corrida fizerem a sua paragem na cidade de Lisboa.