Novo Toyota RAV4 chega em fevereiro e paga classe 1

Texto: António Amorim
Data: 21 Janeiro, 2019

Os Toyota estão a mudar. Já lá vai o tempo em que o design lhes passava ao lado. Agora, começam a ser carros marcantes, que se destacam da multidão, pela positiva.

O novo RAV4 está pronto e chega a Portugal já em fevereiro na sua versão 4×2 de tração dianteira, a pagar Classe 1 nas portagens. O 4×4 chegará um mês depois.

O design facetado e cheio de polígonos resulta nesta quinta geração do RAV4 como uma imagem capaz de o identificar de todos os ângulos. Mas o novo modelo não é só aparências. Utiliza a nova plataforma global (TNGA), partilhada entre modelos Toyota e Lexus e conhecida, por exemplo, do Prius, que lhe garante mais 57 por cento de rigidez, recebendo também nova suspensão e um redimensionamento geral que o torna mais eficaz e equilibrado em termos dinâmicos.

O habitáculo, de cinco lugares, ganhou luz e espaço, para além de materiais de melhor qualidade.

A versão 220H  com tração dianteira inclui um motor de 2.5 litros a gasolina e outro elétrico, para uma potência conjunta de 218 cv. A versão de tração integral associa mais um motor elétrico no eixo traseiro, para uma potência conjunta de 222 cv. Utiliza uma bateria de hidretos metálicos de níquel com uma capacidade de 1,6 kWh e anuncia uma média de consumo de 4,4 l/100 km/h.

Toda a nova gama incluirá de série o pacote Toyota Safety Sense, onde se destacam o programador de velocidade ativo, o reconhecimento de sinais, o sensor de ângulo morto e o alerta de mudança involuntária de faixa, entre outros elementos.

Os níveis superiores poderão ainda incluir um retrovicor central com câmara, que permite melhor visibilidade traseira quando o carro vai lotado.

 

 

 

 

Partilhar