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Novo SUV da Skoda chega cá em abril

Texto: António Amorim
Data: 30 de Novembro, 2016

Versão 4×2 tem caixa DSG e paga classe 1 com Via Verde

O primeiro grande SUV da Skoda aposta na lotação de 7 lugares, no espaço e na mecânica VW para se afirmar no mercado. Chega cá em abril mas ainda não tem a gama definida no que diz respeito ao equipamento, nem preços anunciados. Ainda assim, a marca espera posicioná-lo abaixo dos 40 mil euros. O motor “de serviço” será o diesel 2.0 TDi nas variantes de 150 CV ou 190 CV, podendo assumir tração apenas dianteira ou integral. É importante registar que a versão 4×2 pagará classe 1 nas portagens aderindo à Via Verde, enquanto as versões 4×4 não escaparão à Classe 2.

Depois de termos ocupado os bancos da terceira fila, confirmamos que este não é um verdadeiro habitáculo para sete adultos, mas sim um espaçoso habitáculo para cinco, com dois lugares adicionais para crianças. De facto, os dois últimos bancos são de difícil acesso, proporcionam pouco espaço para as pernas e obrigam um ocupante adulto a viajar encolhido, com os joelhos muito acima da cintura, mesmo com a fila do meio totalmente chegada à frente (numa extensão de 18 cm), o que penaliza qualquer viagem de duração superior a meia-hora.

 

Já a segunda fila proporciona bastante espaço para pernas, especialmente se chegada atrás. Também a bagageira é bastante espaçosa, incluindo um alçapão inferior onde se pode esconder a chapeleira. A sua volumetria vai dos 720 litros (5 lugares) aos 2065 litros (2 lugares) e é possível arrumar nela objectos com 2,8 metros de comprimento.

O Kodiaq herda da marca alguns truques funcionais, como o sistema mecânico de protecção plástica do rebordo das portas que se destaca para evitar riscos contra paredes e ainda um par de chapéus de chuva arrumados no topo das portas dianteiras. Ambos os “truques” estão incluídos no equipamento de série.

 

Motivo mais forte para comprar um carro destes será certamente o nível de conforto e a eficácia dinâmica que proporciona. Verificámos um comportamento muito são e seguem grande parte graças à sofisticação da chassis, para o qual está disponível a suspensão pilotada adaptativa DCC com três modos de programação dos amortecedores, cruzada com os seis programas do Driving Mode Select. As versões 4×4 incluem mais um programa para condução em todo-o-terreno, este com direito a um botão de atalho direto na consola. A Skoda optará por comercializar a versão 4×2 sempre com caixa automática DSG de 7 velocidades, enquanto as versões 4×4 estarão disponíveis com caixa manual ou automática.

 

Saiba mais na próxima edição da revista TURBO.