Novo superdesportivo da Maserati é o MCPURA com 630 cv

Equipado com o motor Nettuno de 630 cv, o novo superdesportivo da Maserati, MCPURA, consiste numa evolução do MC20 e será proposto com carroçaria coupé e descapotável. Produção arranca no último trimestre de 2025.

A Maserati apresentou no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, o seu novo superdesportivo. Trata-se do MCPURA, que consiste numa evolução / renovação do MC20, sendo que a nova proposta estará disponível como coupé e como descapotável, este último denominado Cielo.

As principais alterações introduzidas no MCPURA podem ser observadas no design exterior, nos materiais, e nos acabamentos interiores. Em Goodwood, este modelo foi apresentado na tonalidade Aqua Rainbow – mate para o coupé, e brilhante para o MCPURA Cielo – uma cor de carroçaria cujo nome sugere, por si só, a ideia de luz cintilante.

A Maserati reivindica que aquele azul muda sob a luz do sol para produzir um efeito de arco-íris. Inspirado no prisma, decompõe a luz branca, e captura, depois, todas as suas facetas, criando uma cor única e pura.

O Tridente que surge na grelha e no pilar C, bem como o emblema em ambos os lados do modelo, são em magenta com azul mica. O logótipo na mesma tonalidade é replicado no centro das jantes, com um acabamento diamantado polido específico. Em contraste com o acabamento das respetivas carroçarias, os detalhes são brilhantes na versão coupé, e mate na descapotável.

Ambiente futurista, mas desportivo

No habitáculo, o destaque vai para os bancos, gravados a laser em Alcantara Ice, o que realça o Tridente com um grafismo totalmente novo. A imagem que daí resultante é, ao mesmo tempo, futurista e desportiva, com um fundo de dupla face – um vermelho iridescente com azul, e um azul iridescente com vermelho –, realçando as formas e reproduzindo os mesmos tons dos detalhes exteriores.

O tratamento “a laser” é utilizado para transmitir tridimensionalidade, criando uma combinação da elegância desportiva da Alcantara.

Nettuno V6 de 3,0 litros

Todavia, o MCPURA mantém as principais caraterísticas do MC20, incluindo os quatro elementos distintivos: carroçaria em fibra de carbono, motor V6 Nettuno patenteado pela Maserati, as portas do tipo “borboleta”, e o tejadilho retrátil em vidro para a versão descapotável.

As elevadas prestações dignas de um superdesportivo são asseguradas pelo motor V6 Nettuno, que fez a sua estreia no MC20. Este propulsor biturbo de 3,0 litros desenvolve uma potência de 630 cv às 7500 rpm e um binário máximo de 720 Nm a partir das 3000 rpm. A relação peso/potência é de 210 cv/l.

Segundo a marca italiana, detida pela Stellantis, o segredo deste motor reside no inovador sistema de combustão de pré-câmara, com velas de ignição duplas – uma tecnologia derivada da Fórmula 1, e que, graças à patente da Maserati, está agora disponível num motor destinado a uma utilização em estrada.

A combinação do motor Nettuno de 630 com uma carroçaria monocoque com peso total de 1500 kg permite alcançar uma relação peso/potência de 2,33 kg/cv, que será uma das melhores da sua classe.

Portas tipo borboleta

Outro elemento distintivo do MCPURA são as portas tipo borboleta, que facilitam o acesso ao habitáculo, ao mesmo tempo exibem a fibra de carbono da carroçaria. A versão descapotável Cielo, por sua vez, conta com um tejadilho retrátil em vidro eletrocromático em PLDC (Cristal Líquido Disperso de Polímero), único no seu segmento, que pode passar instantaneamente de transparente a opaco.

O MCPURA será produzido a partir do último trimestre de 2025 na histórica fábrica da Maserati na Viale Ciro Menotti, em Modena, onde o motor Nettuno é construído a par do GT2 Stradale, e dos emblemáticos GranTurismo e GranCabrio.