Novo Porsche 935 ‘Moby Dick’ caçado em Monza?

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Outubro, 2018

Foi captado um vídeo, em Monza, que mostra diversos protótipos de desenvolvimento da Porsche em acção. Entre os modelos em testes aparenta estar o novo Porsche 935, bem como dois exemplares da próxima geração do 911 e ainda um Cayman GT4…

A Porsche desvendou no final do último mês, na Reensport Reunion (maior evento da marca em solo americano), uma edição limitada que traz de volta o famoso “Moby Dick” que participou em 1978 nas 24 Horas de Le Mans. Com uma carroçaria em fibra de carbono, que está decorada com as cores deste histórico modelo, o novo Porsche 935 tem como “base” o Porsche 911 GT2 RS. Sem dúvida um excelente ponto de partida, pois trata-se do bólide que deteve o recorde de Nurburgring até ao recente surgimento do Lamborghini Aventador SVJ. O que significa o recurso a um motor de 700cv, conetado a uma caixa automática de sete velocidades PDK.

Decorado com o número 70, a recordar o septuagésimo aniversário da marca, este modelo será alvo de uma edição limitada a 77 exemplares que apenas podem ser conduzidos em circuito. Ou seja, ao contrário do que acontece com o 911 GT2 RS, não poderá cruzar-se com este modelo nas estradas. Tratando-se de um predestinado para os autódromos, e um novo Porsche 935 que herda o legado do Moby Dick, não podiam faltar elementos trazidos da competição. Entre os mais marcantes encontram-se o painel de instrumentos criado pela Cosworth, o botão para o ABS totalmente configurável, o volante com parte central em fibra de carbono e ainda a bacquet desportiva com cinto de segurança de seis pontos. E, no exterior deste modelo, com uma carroçaria bem mais alongada que os modelos de produção em série, juntam-se apetrechos como uma enorme asa traseira e temíveis entradas de ar no capot.

Terá sido precisamente este novo Porsche 935 um dos modelos captados agora em vídeo. E logo no seu “habitat natural”, com as imagens a serem gravadas no Autódromo de Monza. E bem se pode dizer que ele surge com uma excelente guarda de honra. Afinal, segundo os autores desta obra, também marcaram presença neste teste da marca alemã dois exemplares do próximo 911 (possivelmente na versão GTS) e ainda um Cayman GT4. Embora não restem certezas se estes serão, efetivamente, os representantes da marca no traçado transalpino, uma coisa podemos garantir: os bólides do vídeo fazem-se ouvir à distância…

Fonte: Road&Track

Partilhar