Novo Peugeot E-208 GTi 100% elétrico revelado com 280 cv

A Peugeot revelou o novo E-208 GTi. A marca francesa assinala o regresso ao segmento dos hot hatch desportivos com um 100% elétrico.

A Peugeot escolheu o palco das 24 Horas de Le Mans para apresentar um dos seus modelos mais aguardados do ano: o novo E-208 GTi.

Trata-se do primeiro modelo GTi totalmente elétrico, e recorre a um motor elétrico dianteiro a debitar 280 cv de potência e 345 Nm de binário máximo. Cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 s e a velocidade máxima está limitada a 180 km/h.

A alimentar a potência, está uma bateria de iões de lítio da CATL com 54 kWh, que anuncia uma autonomia de 350 km (ciclo WLTP).

Em termos de carregamento, precisa apenas de menos de 30 minutos para carregar dos 20% aos 80%, numa estação de carregamento de 100 kW. Também disponível está a função V2L, que permite carregar outro dispositivo elétrico com o carro.

Savoir-faire da Peugeot-Sport

Apesar de assentar numa base já conhecida (partilha componentes com a Alfa Romeo e a Abarth), a diferença está no savoir-faire da Peugeot-Sport.

Em termos de chassi, conta com uma suspensão com batentes hidráulicos (rebaixada em 30 mm), vias alargadas à frente e atrás, barra estabilizadora traseira e um diferencial autoblocante.

A completar o visual estão o splitter dianteiro, o difusor traseiro e as jantes de 18 polegadas, cujo design é reminiscente às jantes de ferro do 205 GTi. Também a recordar o mesmo ícone dos hot-hatch, estão diversos apontamentos, desde a grelha aos emblemas.

No interior, predomina o tom de vermelho. Desde os cintos de segurança ao volante em Alcantara, passando até pelos bancos desportivos e até nos grafismos do sistema de infoentretenimento.

Para 2026

Até ao momento, a Peugeot ainda não anunciou uma data exata de chegada ao mercado para o novo E-208 GTi. Contudo, as encomendas abrem em 2026, pelo que é provável que o novo hot hatch chegue ao mercado nacional depois disso.