Mobieco

Publicidade

Opel Ampera-e uma aposta ganha

Texto: Miguel Policarpo
Data: 4 de Maio, 2017

A Opel apostou em grande na mobilidade. Com capacidade para percorrer 520 km com uma única carga de bateria, o novo Ampera-e é o resultado dos esforços da Opel para consolidar a sua presença no mercado dos elétricos.

O Ampera-e já se encontra à venda na Noruega, o país onde os elétricos assumem uma maior relevância. Os mercados que já possuem infraestruturas destinadas ao recarregamento dos elétricos e onde a venda destes veículos tem perspetivas para aumentar serão os próximos a comercializar o Ampera-e, como é o caso da Alemanha, Holanda e Suiça, ainda este ano. quanto a Portugal não há ainda uma certeza de que tal possa ocorrer ainda este ano.

O elétrico da Opel tem uma autonomia estimada de 520km, de acordo com a norma de testes NEDC – New European Driving Cycle. No entanto, considerando que factores externos, como as características da estrada, as condições atmosféricas, o tipo de condução e o peso transportado influenciam a autonomia, a Opel realizou testes adicionais ao abrigo do perfil WLTP – Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure – que conjuga estes fatores e apresenta valores mais próximos da realidade. Os resultados foram uns impressionantes 380 km de autonomia total, que em ultima instância dependerão sempre do estilo de condução.

 

 

Emissões 0 + Tecnologia + Performance = Ampera-e

À ausência de emissões, juntam-se a agradabilidade de condução, descontraída e silenciosa, e a tecnologia patente no Ampera-e. Em destaque, a capacidade de regeneração da energia cinética em eletricidade, bastando ao condutor aliviar o pedal do acelerador em modo ‘Drive’: o automóvel recupera energia através do motor elétrico que atua também como gerador. O efeito de travão motor aumenta quando selecionado o modo ‘low’, recuperando ainda mais energia. Caso o condutor queira aproveitar o máximo potencial de recuperação de energia, tem ao seu dispor uma patilha perto do volante que ativa a função ‘Regeneration On Demand’, uma regeneração manual.

O efeito de travão de motor é substâncial nos modos ‘Low’ e ‘Regeneration on Demand’, permitindo reduzir a velocidade e até mesmo imobilizar totalmente o automóvel sem ser necessário utilizar o pedal de travão durante o processo. É caso para dizer que se trava com o acelerador – ideia reforçada pela Opel através do conceito ‘One Pedal Driving’ – ainda que o travão, claro, seja sempre necessário em caso de emergência. A marca alemã revelou que estes modos de recuperação de energia podem aumentar em 5% a autonomia se forem escolhidos em detrimento do modo ‘Drive’, sobretudo em situações de trânsito denso das cidades, no “pára-arranca”.

 

E a Performance? o conceito não ficou de fora neste Ampera-e. O motor elétrico garante um comportamento dinâmico do automóvel, debitando um binário maximo de 360 nm numa potência de 204 cv. Dos 0 aos 50 km/h em 3.2 segundos e com recuperações dos 80 aos 120 km/h em 4,5 segundos, os números sublinham que estamos na presença de um “compacto” elétrico com uma performance bastante interessante. A velocidade máxima está limitada aos 150 km/h, privilegiando a autonomia.

 

Espaço para 5 pessoas e bagagem

Define-se como um elétrico compacto e tem apenas 4,16 m de comprimento. Ainda assim, o automóvel oferece um habitáculo suficientemente espaçoso para viajarem 5 pessoas de modo confortável e uma bagageira com capacidade de 381 l, acima da média para veículos destas dimensões. Tudo é possível em virtude da distribuição estratégia dos 10 módulos de baterias, colocados sob o piso do habitáculo. Se esta solução encontrada pelos engenheiros já valoriza o carácter pragmático do Ampera-e, junta-se ainda uma estrutura de carroçaria calculada para minimizar o peso e proteger os módulos, através da construção com recurso a material de alumínio e de aço forte para reforçar a durabilidade e a segurança.

 

 

Ao conforto para viagens longas alia-se a tecnologia Opel OnStar, com um ‘hotspot’ Wi-Fi, em comunicação com um sistema de informação e entretenimento particular do Ampera-e. O infoentretenimento ‘Intellink’ é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que emparelham os smartphones, permitindo aos ocupantes da viatura efetuar chamadas, obter direções de navegação, trocar mensagens ou ouvir música através de ‘streaming’, tudo controlado através do ecrã tátil da consola central ou com recurso a comandos de voz. O sistema de som idealizado pela BOSE de elevado desempenho, com 7 altifalantes, ampliar a experiência auditiva dos ocupantes.

O Ampera-e é a aposta da Opel para um mercado em forte expansão.