Novo Mercedes CLA Coupé estreia no CES

Texto: Nuno Fatela
Data: 9 Janeiro, 2019

Las Vegas, onde decorre uma das maiores feiras tecnológicas do planeta, foi o local escolhido para dar a conhecer a nova geração do Mercedes CLA Coupé, que chegará ao mercado em maio

Designado como “o veículo mais emocional da sua classe”, o Mercedes CLA Coupé é verdadeiramente um caso à parte no mercado. As suas formas coupé garantem que não existem praticamente adversários diretos, sendo por isso destacada a sua taxa de conquista de novos clientes para a marca. Agora chega uma nova geração, que estará disponível durante o primeiro ano no mercado com o exclusivo Mercedes Coupé CLA Edition 1.

As formas únicas do Mercedes CLA Coupé, com o seu teto de linhas descendentes, praticamente dispensam apresentações e, no meio do trânsito, conseguem captar olhares como poucos automóveis. A essa silhueta, com uma prolongada linha acima dos vidros, juntam-se agora outros elementos que ajudam a alcançar um coeficiente aerodinâmico de exceção, situado nos 0.23 Cd. A imagem deste compacto é ainda assinalada pela combinação entre o capot com cúpulas e o nariz de tubarão, onde surge agora uma grelha ativa com persianas que fazem a gestão do ar que entra para o motor.

Destaque ainda para a maior largura de vias (63mm adicionais na dianteira, 55mm extra na retaguarda) e o centro de gravidade mais reduzido, que são trunfos para tornar mais desportiva a condução do modelo. Na suspensão a marca optou por um eixo traseiro multilink isolado, para menores vibrações e ruídos, enquanto uma barra estabilizadora de maiores dimensões contraria os movimentos da carroçaria. Opcionalmente está acessível uma suspensão com sistema de amortecimento ativo, que permite optar entre dar primazia ao conforto ou a uma condução mais desportiva, adaptando o seu comportamento. A “calçar” o Mercedes CLA Coupé estão pneus entre 205/60 R16 e 225/40 R19. Para terminar, destaque ao facto da marca da estrela indicar que “o ESP foi especialmente adaptado ao elevado potencial para efetuar curvas a alta velocidade”.

 

Para garantir que isso é possível a marca levou ao CES o novo Mercedes CLA Coupé na versão ‘250’, que debita 225cv e 350Nm. Ela está equipada com a transmissão de dupla embraiagem 7G-DCT, e anuncia consumos desde 6,1l/100km. A marca afirma ainda que até ao momento do lançamento do compacto coupé, em maio, vão surgir mais motores a gasolina e Diesel para a gama, em ligação com transmissões manuais ou automáticas de dupla embraiagem e ainda opções de duas rodas motrizes ou com o sistema 4MATIC.

A bordo do Mercedes CLA Coupé encontramos uma configuração dos comandos similar à dos compactos mais recentes do fabricante germânico. O que significa a implementação do MBUX, que estreou há precisamente um ano na CES (e posteriormente chegou ao mercado com o Classe A). À combinação entre ecrãs e head-up display para apresentar as informações continuam a ser implementadas outras soluções além dos comandos vocais ‘Hey Mercedes’. Como, por exemplo, os novos comandos gestuais ao aproximar as mãos do ecrã central. E, fazendo um “V” com o dedo indicador e o do meio podem-se agora aceder aos favoritos predefinidos anteriormente, tornando ainda mais intuitiva e fácil a utilização deste avançado infotainment com capacidade de aprendizagem pela inteligência artificial. Para terminar, destaque ainda para as várias assistências de condução oriundas do Classe S, tal como já tinha acontecido com o Classe B, e ainda a existência do controlo de conforto e packs adicionais ‘Energizing” para maximizar o bem-estar a bordo.

Partilhar