Novo Mercedes-Benz GLC elétrico chega em 2026 com 713 km de autonomia

O novo Mercedes-Benz GLC 100% elétrico estreia uma nova plataforma de 800 V, um motor mais eficiente e o maior ecrã digital de sempre da marca.

A Mercedes-Benz apresentou o novo GLC totalmente elétrico no Salão de Munique.

Este novo SUV vem substituir o EQC, abandonando as limitações de uma base derivada de modelos a combustão e estreando a nova plataforma MB.EA de 800 V, que está preparada para receber a nova geração de motores e baterias da marca de Estugarda.

Apresenta dimensões superiores (4,85 m de comprimento, 1,91 m de largura e 2,97 m de distância entre eixos) e oferece mais espaço para passageiros na bagageira, agora de 570 litros.

No exterior, o destaque vai para a dianteira, que estreia a nova identidade visual dos elétricos da marca alemã. Esta é composta por uma grelha iluminada que pode integrar até 942 pontos de luz juntamente com a estrela central.

Ecrã Hyperscreen

Já no interior, o destaque vai para o opcional Hyperscreen, um ecrã digital de 39,1” que percorre toda a largura do tabliê, e também o maior ecrã alguma vez instalado num Mercedes-Benz. Integra mais de 1000 LED individuais e está disponível com uma função de escurecimento.

Este é uma evolução do MBUX Hyperscreen, uma solução que integrava vários ecrãs estreada no EQS. Na versão base, o GLC elétrico mantém três ecrãs independentes (instrumentação, infoentretenimento e passageiro).

Independentemente da escolha de ecrã, o interior estará sempre acompanhado por comandos físicos na consola central, volante e painéis das portas.

Em termos de equipamento, a Mercedes anuncia que estará presente a integração de recursos da Inteligência Artificial da Microsoft e da Google em simultâneo, iluminação ambiente personalizável e tejadilho panorâmico com opacidade regulável.

Uma versão, para já

De momento, a primeira versão anunciada foi a 400 4MATIC, que terá dois motores, um por eixo, a debitar 489 cv de potência máxima e com até 713 km de autonomia (WLTP), graças à bateria de 94,5 kWh.

Através da nova plataforma MB.EA de 800V, o carregamento em corrente contínua pode atingir 330 kW, permitindo ganhar 303 km em apenas 10 minutos, ou carregar dos 10% aos 80% em 22 minutos.

Lançamento em 2026

A chegada ao mercado do novo Mercedes-Benz GLC elétrico está prevista para a primeira metade de 2026. O novo SUV será um dos pilares da ofensiva elétrica da marca alemã e terá como principais rivais modelos como o BMW iX3, combinando luxo, tecnologia avançada e autonomia elevada para conquistar o segmento dos SUV premium elétricos.