Novo Mercedes-Benz GLB tem sete lugares e três ecrãs

A Mercedes-Benz lançou a nova geração do SUV compacto GLB, que estará disponível com cinco ou sete lugares. Numa primeira fase este modelo será propodto em versões elétricas, com um ou dois motores, que oferecem potências de até 354 cv e autonomias superiores a 600 km. A oferta será reforçada com versão mild-hybrid.

Após a apresentação dos novos CLA, nos derivativos berlina e carrinha, a Mercedes-Benz  continua o programa de renovação dos seus modelos compactos e agora chegou a vez do GLB. A segunda geração deste SUV apresenta um formato quadrado da carroçaria, inspirada n GLK, e recebe algumas das novidades que a marca tem introduzido nos modelos mais recentes.

À semelhança da gama CLA, o Mercedes-Benz vai lançar, primeiro, a versão elétrica do GLB, que vem substituir o EQB. Relativamente ao seu antecessor é mais longo e largo, apresentando um comprimento de 4,73 metros, uma largura de 1,86 metros e uma altura de 1,69 metros.

Graças ao aumento destas dimensões existe agora mais espaço para a cabeça e para as pernas. A terceira fila permite acomodar ocupantes com 1,80 metros de altura, deixando de ser exclusivamente para crianças.

Apesar de ser um dos modelos de entrada da marca alemã, o GLB pode ser encomendado com jantes de 20” e neste caso os amortecedores adaptativos integram a dotação de série.

Ambiente familiar

O acesso ao habitáculo é efetuado por portas com puxadores embutidos, solução que permite melhorar a aerodinâmica. O ambiente interior é familiar para os utilizadores de veículos Mercedes-Benz com os seus três ecrãs digitais: um de 10,3” para a instrumentação; outro de 14,0” para o sistema de informação e entretenimento; e um terceiro também de 14” para o passageiro.

O GLB vem equipado com um compartimento para bagagens na dianteira (frunk) com 127 litros, o maior da categoria, segundo reivindica a Mercedes-Benz, enquanto a bagageira oferece uma capacidade de 540 ou 480 litros, nas versões de cinco e sete lugares, respetivamente. Com o rebatimento dos assentos traseiros pode ser ampliada até aos 1715 / 1605 litros.

A versão elétrica de entrada é a GLB 250+ com EQ Technology, dotada com um motor elétrico com potência de 200 kW (272 cv), que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos. A segunda opção é o 350 4Matic com EQ Tecnology, equipado com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 260 kW (354 cv), o que possibilita reduzir a aceleração dos 0 aos 100 km/h para 5,5 segundos. Ambas as versões têm a velocidade máxima limitada a 209 km/h.

Independentemente de ter tração traseira ou integral, ambas as versões do GLB utilizam uma bateria com 85 kWh, que na configuração de um só motor promete uma autonomia de até 631 quilómetros e naquela com dois motores elétricos o alcance diminui ligeiramente para os 614 quilómetros.

O GLB elétrico está preparado para receber cargas ultrarrápidas com potências de até 320 kW, permitindo recuperar autonomia para mais 260 quilómetros em dez minutos.

O GLB elétrico já está em comercialização na Alemanha, com preços a partir de 59 048€ para o 250+ com EQ Technology e 62 178€ para o 350 4Matic com EQ Tecnology.

O fabricante de Estugarda pretende lançar uma variante mais acessível do GLB elétrico, assim como uma versão micro-híbrida (mild-hybrid) com motor a gasolina turbo de 1,5 litros. Ambas deverão ser introduzidas em 2026.