Mobieco

Novo Jaguar I-Pace: na linha da frente

Texto: Miguel Policarpo
Data: 2 Março, 2018

O novo Jaguar I-Pace é a proposta da marca para “liderar a revolução dos veículos elétricos”. Dois propulsores de emissões 0 debitam uma potência de 400cv e 696 Nm de binário. Aerodinâmico, potente e com a possibilidade de carregar rapidamente, o SUV ecológico chegou aos concessionários da Jaguar em Portugal.

A Jaguar aceitou o desafio de conceber um veículo de emissões 0 que oferecesse uma condução dinâmica no segmento dos SUV, que enfatizasse a autonomia, e se caraterizasse pelo interior espaçoso, a conetividade e a tecnologia. O resultado foi o novo I-Pace, que a marca carateriza por ser um BEV (Battery Electric Vehicle). Já está disponível no nosso país com um preço a partir dos 80.416,69 euros. E até carrega rapidamente – se ligado a um carregador rápido, o carregamento em 80% da bateria executa-se em 40 minutos!

Uma liberdade de design sem precedentes

“O sistema de propulsão elétrico do I-Pace permitiu-nos uma liberdade de design sem precedentes”, refere Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar. Com o foco na aerodinâmica – de que resulta um coeficiente aerodinâmico de 0.29Cx – o I-Pace prima por um desenho que procura fazer justiça ao desempenho. Com um capô baixo, a grelha dianteira incorpora-se num pára-choques minuciosamente desenvolvido, com entradas de ar demarcadas e outra grelha mais abaixo que acompanha toda esta secção. Explica a Jaguar que estas grelhas incluem alhetas ativas, que abrem e fecham conforme necessario para assegurar o fluxo de ar. As óticas têm um formato esguio e elegante.

O tejadilho panorâmico tem uma forma de um coupé e encerra com um spoiler proeminente. As linhas arrojadas, acentuadas num perfil dinâmico, fluem para a traseira em formato de quadrado, que, num estilo distinto, engloba um bagageira com capacidade para 656 litros (aumentados para os 1.453 se rebatidos os bancos) e se demarca pelo difusor que encaixa na perfeição num pára-choques detalhado.

Os dados referentes às dimensões especificam que o novo Jaguar I-Pace tem um comprimento de 4.682mm, uma largura de 2.139mm e uma altura de 1.565mm. A distância entre eixos é de 2.990mm, contribuindo em grande medida para o espaço do interior.

Espaço a bordo

E é precisamente o espaço no habitáculo do novo I-Pace que ressalva a Jaguar. “O nosso objetivo era desenhar um interior emocional que excitasse os sentidos, onde o condutor seja parte essencial da experiência e os passageiros tenham o espaço de que necessitam”, explica Ian Callum. Com compartimentos para pequenos objetos engenhosamente posicionados, o interior do novo I-Pace disponibiliza 890mm de espaço para pernas. Uma vez que dispensa o túnel central da transmissão, o centro da consola aloja um compartimento de 10,5l para guardar objetos como chaves, telemóvel, entre outros. A sensação de espaço aumenta pela luz que entra através do extenso tejadilho panorâmico.

O sistema de infoentretenimento do SUV é uma das provas da atenção ao detalhe por parte da marca britânica. o Touch Pro Duo conjuga uma aparência futurista e sóbria, exibindo também o caráter reforçado da tecnologia. Posicionado no centro da consola, destaca-se, por baixo do painel digital, outro mostrador dedicado ao controlo da climatização. Sublinha a Jaguar que o futuro proprietário do novo I-Pace terá ao seu dispor o revestimento do interior em couro Windsor ou o inovador tecido alternativo e ambientalmente sustentável ‘Kvadrat’, que funde tecido de camurça reciclada a material de lâ.

Carregamento rápido e potência eletrizante

Com um pacote de baterias de iões de lítio com capacidade para 90 kWh, a Jaguar anuncia que a autonomia do novo I-Pace é de 480km (ciclo WLTP). A capacidade para o carregamento rápido é sublinhada pelo fabricante, que assegura que o SUV carrega de 0 a 80% em apenas 40 minutos através de um carregador rápido de Corrente Contínua de 100 kW. Neste modo, o SUV carrega em 15 minutos o equivalente a uma autonomia de 100km. Se utilizada uma tomada de 7kW de uma habitação, a mesma percentagem de carregamento é atingida em cerca de 10 horas. O conjunto de tecnologias de otimização inteligente de autonomia incorporam um sistema de pré-condicionamento dos pacotes de baterias, o que significa que quando o I-Pace é ligado à corrente, ajusta automaticamente a temperatura da bateria para proporcionar a máxima autonomia.

O desempenho fica a cargo de dois motores elétricos, posicionados transversalmente em cada eixo e que são conjugados com uma transmissão concêntrica, proporcionando tração às quatro rodas. A potência total debitada pelos propulsores ascende aos 400cv e o binário aos 696 Nm. Estes números permitem ao novo I-Pace acelerar dos 0 as 100 km/h em apenas 4,8s e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. Estes dados de performance cumprem-se apoiados pelo chassis em alumínio e o posicionamento das baterias ao centro – permitindo a distribuição do peso em 50:50.

SUV ligado A conetividade e a tecnologia.

O novo I-Pace adota o referido sistema de entretnimento Touch Pro Duo, que combina ecrãs táteis, sensores capacitivos e controlos físicos. Intuitivo, este sistema de navegação, que estreia com este modelo, monitoriza a topografia do percurso a seguir, adaptando-se ao estilo de condução e realizando um cálculo realístico da autonomia. O sistema presta informação sobre o modo de utilização que devemos adotar.

Com a tecnologia de “Configuração Inteligente” e algoritmos de Inteligência Artificial, o SUV identifica as preferências do condutor e ajusta-se. Além destas especificações, a Jaguar informa que o novo I-Pace incluirá ainda as funcionalidades Amazon Alexa – que possibilita ao condutor ou aos passageiros pedir informação guardada na aplicação In-Control Remote da marca. A este exemplo, sublinha a Jaguar questões como “O meu veículo está bem fechado? Qual é o nível da bateria? Tenho carga suficiente para chegar ao trabalho?”. O veículo mantém-se também sempre atualizado através do software SOTA (Over The Air).

O condutor tem ao seu dispor um Head-Up Display a cores da Jaguar, que projeta informação básica como a velocidade do automóvel e as instruções de navegação no pára-brisas. Esta tecnologia apoia-se num ecrã interativo de 12” atrás do volante.

Testado em condições severas, o novo Jaguar I-Pace chega ao clima mais ameno do nosso país com um preço a partir dos 80.416,69 euros. A novidade já está disponível nos concessionários da marca em Portugal.

Partilhar