Novo Dacia Duster: as especificações e as imagens

Texto: Miguel Policarpo
Data: 20 Dezembro, 2017

A Dacia apresentou o novo Duster em Frankfurt, tendo dado a conhecer inclusivamente a aparência do SUV antes do evento. Saiba agora quais são as especificações da nova geração do Duster.

O modelo de referência da Dacia recebeu a sua nova geração e o intuito da marca romena é manter o sucesso do Duster. Para isso, o design foi remodelado tanto no interior como no exterior, há mais novidades na tecnologia e as competências associadas ao sistema de tração 4×4 mantêm-se. Conheça as especificações do novo Dacia Duster.

A dianteira do SUV foi alargada até a uns também redimensionados faróis, conferindo, em complemento ao capô redesenhado, uma imagem mais robusta. As óticas incluem iluminação diurna com LED. As barras de tejadilho em alumínio, os frisos negros junto às rodas dianteiras e as novas jantes de 17” atribuem uma aparência desportiva. Na traseira, a assinatura luminosa da Dacia, configurada por quatro quadrados vermelhos, surge agora mais próxima das extremidades.

O interior oferece um posto de condução mais confortável, sendo o volante regulável em 40 mm de altura e 50 mm de profundidade. O banco do condutor incorpora um apoio de braço, a possibilidade de regulação lombar e um mecanismo de regulação em altura de 60 mm. O espaço de arrumação é agora de 27,2 litros distribuídos ao longo do habitáculo, integrando uma nova gaveta localizada sob o banco do passageiro. Indica a Dacia que as melhorias no isolamento acústico se traduzem em duas vezes menos ruído – uma mais valia obtida através do aumento de 20 a 50% das superfícies de absorção, tanto no habitáculo como no compartimento do motor, contribuindo também o aumento da espessura dos vidros dianteiros em 0,35 mm.

A tecnologia foi outro dos enfoques da Dacia ao novo Duster, começando pela consola central que encastra o ecrã MediaNav Evolution. O SUV tem uma nova direção assistida elétrica, que adapta o nível de assistência consoante a velocidade do automóvel, um sistema de câmara multivistas, composto por quatro câmaras (uma frontal, duas laterais e uma na traseira). São ainda exemplos de atualizações tecnológicas o sistema de controlo em descida (Hill Descent Control), a ajuda ao arranque em subida (Hill Start assist). Tal como acontece em modelos da Renault, esta nova geração do Dacia Duster contempla um sistema de cartão de mãos livres, que ativa automaticamente o destrancamento de portas quando o condutor se aproxima e tranca quando o mesmo se afasta.

Em termos de motorizações, o novo Dacia Duster vem equipado pelos motores a gasolina SCe 115 (versões 4×2 e 4×4) e TCe 125 (versões 4×2 e 4×4). Ambas as versões associadas a uma caixa de velocidades manual. Nas opções Diesel, as propostas são o motor dCi 90 (4×2) e o dCi 110 (4×2 e 4×2), associados a uma caixa de velocidades manual. Este última versão pode ser adquirida associada a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem.

O novo Dacia Duster tem a segurança melhorada, com uma estrutura reforçada através de novas longarinas com espessura aumentada e novos reforços estruturais, entre outros aspectos. Destaque ainda para o sistema de alerta de presença de veículos no ângulo morto. Para já, ainda não há confirmação da data de lançamento da nova geração Duster no mercado nacional, sendo expectável que o modelo chegue ainda no primeiro semestre de 2018.