Novo Audi Q3 substitui comandos nas hastes por botões

A Audi vai lançar a terceira geração do seu SUV compacto Q3, que além de uma nova imagem exterior e interior, surge com comandos junto ao volante em substituição das alavancas da iluminação ou do limpa pára-brisas. O novo modelo chega em outubro.

Um dos modelos mais populares da Audi é o crossover Q3, com mais de dois milhões de veículos vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento em 2011. A terceira geração chega em outubro e apresenta algumas novidades significativas.

Apesar do visual exterior ter mudado bastante relativamente à geração anterior, as alterações mais interessantes onde os tradicionais comandos nas alavancas, incluindo, por exemplo, do regulador da velocidade de cruzeiro foram substituídos por botões físicos e…sólidos!

Aquilo a que a Audi se refere como a sua “unidade de comando do volante” agrupa todas as funções, desde a seleção dos programas de condução e os comandos das luzes até ao limpa pára-brisas e mesmo os indicadores de mudança de direção. Todos são operados por botões físicos.

O módulo de controlo do volante integra duas patilhas na coluna de direção. A do lado direito serve como seletor da caixa de velocidades, enquanto a da esquerda funciona como elemento de controlo para as funções de iluminação e limpa para-brisas.

Se a reação dos consumidores for positiva à nova “unidade de comando do volante” é provável que seja alargada à restante gama da Audi. Por outro lado, a remoção da alavanca dos programas de condução permitiu libertar espaço na consola central para a introdução de dois suportes para copos e um carregador por indução. O painel de bordo recebe ainda um ecrã tátil de 12,9” para o sistema de informação e comunicação, e um quadro de instrumentos também digital de 11,9”.

Proporções dinâmicas

Comparado com o seu antecessor, o novo Audi Q3 apresenta um design ainda mais desportivo. A ampla grelha Singleframe e os faróis afilados estão totalmente integrados no conceito aerodinâmico. A vista lateral é caraterizada por uma linha horizontal entre os faróis dianteiros e traseiros que divide visualmente o veículo em duas partes, criando um efeito de iluminação muito especial de luz e de sombra.

A secção traseira pode contar com as opcionais luzes traseiras digitais OLED, complementadas por uma faixa luminosa LED contínua e os anéis iluminados. Este nível de tecnologia de iluminação do novo Q3, está disponível pela primeira vez no segmento compacto da Audi.

A secção frontal do Audi Q3 recebe, em opção, faróis digitais LED Matrix, que utilizam, pela primeira vez neste SUV compacto, o módulo micro-LED. Segundo a marca alemã, a utilização desta tecnologia micro-LED melhora significativamente a iluminação, assegurando assim um forte contraste na estrada. As funções de orientação da luz estão agora mais interligadas com os sistemas de assistência ao condutor.

As luzes diurnas digitais com tecnologia LED, compostas por 23 segmentos de cada lado, criam assinaturas luminosas distintas que tornam o novo Q3 facilmente reconhecível na estrada.

Três motorizações

À semelhança do Audi A3 e do Volkswagen Golf, o novo Q3 utiliza a mesma plataforma MQB, sendo proposto em motorizações de quatro cilindros a gasolina, com tecnologia híbrida suave, e diesel, que oferecem um potência de 150 cv, e uma híbrida plug-in (e-hybrid) com 272 cv.

A bateria com capacidade bruta de 25,7 kWh e útil de 19,7 kWh do Audi Q3 e-hybrid pode ser carregada em corrente contínua num ponto de carga com potência até 50 kW, tendo sido homologada com uma autonomia em modo elétrico de até 120 quilómetros em ciclo WLTP.

O Audi Q3 vem equipado, de série, com a suspensão Comfort, que, segundo a marca, proporciona uma experiência de condução melhorada. Os sistemas de suspensão disponíveis são a suspensão com molas de aço, a suspensão desportiva e a suspensão com controlo de amortecimento por duas válvulas.

A suspensão com controlo de amortecimento, opcional, reage continuamente às características da superfície da estrada e à situação de condução atual, tendo em conta parâmetros como a direção, a travagem e a aceleração.

O novo Audi Q3 chega em outubro, mas quem quiser poderá fazer a encomenda a partir do verão. Na Alemanha, os preços começam nos 44 600 euros. Este modelo será produzido em Ingolstadt, na Alemanha, e em Gyor, na Hungria.