Estas são as novidades do Apple CarPlay no iOS 26

O iOS 26 trouxe novidades significativas para o Apple CarPlay. Fique a conhecê-las.

A Apple lançou o iOS 26 com uma série de melhorias relevantes para o CarPlay, reforçando a experiência de condução conectada.

A atualização não se limita a mudanças visuais, incluindo funcionalidades que foram concebidas para tornar a utilização do CarPlay mais prática, intuitiva e personalizada no nosso veículo.

Novo design

Uma das novidades mais visíveis é o design Liquid Glass. A nova interface do sistema operativo da Apple trouxe um aspeto mais moderno e fluído ao sistema.

Para além disso, as Live Activities chegam agora ao painel principal do CarPlay, permitindo acompanhar informações úteis em tempo real diretamente no ecrã do carro, como resultados desportivos.

O sistema também passa a suportar widgets personalizáveis, embora com algumas limitações iniciais.

Os utilizadores podem escolher fixar informações como meteorologia ou o calendário, mas apenas um widget será mostrado em ecrãs mais pequenos. Para visualizar os restantes que escolher, será necessário deslizar o ecrã.

Contudo, a implementação do CarPlay do iOS 26 ainda está numa fase inicial, pelo que podemos esperar que esta funcionalidade evolua à medida que os programadores explorarem o seu potencial.

Nas definições próprias do CarPlay, surge o Smart Display Zoom. Este adapta automaticamente o tamanho do texto ao ecrã do veículo, o que é especialmente útil para automóveis com ecrãs de infoentretenimento reduzidos.

Também para permitir visualizar mais informação de forma mais clara, está disponível a funcionalidade de ajustar manualmente o tamanho e estilo da fonte.

Outras melhorias incluem novos fundos de ecrã e uma forma mais discreta de apresentar as chamadas recebidas. Agora aparecem apenas como uma barra sobreposta e deixam de ocupar o ecrã inteiro.

Por último, o CarPlay passa a suportar transmissão de vídeos via AirPlay, mas só quando o veículo está parado. Embora a compatibilidade ainda dependa de aplicações específicas, esta é, muito seguramente, a funcionalidade mais promissora.