Nova plataforma da VW suporta motores elétricos e a gasolina

A Volkswagen revelou que a nova plataforma Scalable Systems Platform (SSP) suportará tanto carros elétricos como híbridos com motor de combustão como extensor de autonomia.

A plataforma Scalable Systems Platform (SSP) foi apresentada há mais de quatro anos como a base para todos os futuros elétricos do Grupo Volkswagen, sendo concebida para sustentar desde hatchbacks a SUV’s.

Contudo, a chegada da plataforma do grupo alemão foi adiada várias vezes por causa da dificuldade da divisão de software da Volkswagen, a Cariad, em desenvolver o software adequado.

Agora, a marca alemã revelou que a plataforma foi adiada para o final da década e que houve uma mudança de planos: não será exclusivamente elétrica e também suportará configurações com extensor de autonomia.

Imagens antecipam primeiros modelos

As imagens divulgadas pela marca antecipam cinco diferentes estilos de carroçaria, desde um citadino hatchback até um SUV de grandes dimensões.

Segundo a Automotive News, haverá um total de oito variantes, abrangendo todos os segmentos do mercado. De acordo com a mesma publicação, os novos veículos baseados nesta plataforma deverão ser estreados em 2026 na China, e com chegada prevista à Europa no ano seguinte.

No entanto, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em declarações à Autocar, adianta que é provável que os híbridos com extensor de autonomia não cheguem sequer à Europa, uma vez que acredita que os híbridos plug-in são a opção mais viável e que oferecer ambas a soluções não seria economicamente viável.

Segundo o mesmo, os veículos com extensor de autonomia são mais caros de desenvolver do que os híbridos plug-in atuais, que já oferecem uma autonomia elétrica razoável e suportam carregamento rápido.

Elétrica com extensor de autonomia

Embora apresentada como uma plataforma elétrica, a SSP também irá suportar motores a combustão, mas numa configuração de extensores de autonomia.

Nesta configuração, os motores de combustão funcionam exclusivamente como geradores para carregar a bateria, sendo o motor elétrico o responsável pela propulsão do veículo.

Assim como no MX-30 R-EV da Mazda, e na tecnologia e-Power da Nissan no já descontinuado BMW i3, os motores de combustão não terão ligação com as rodas.