Nova marca russa apresenta limousine presidencial

Texto: Miguel Policarpo
Data: 29 Agosto, 2018

Recorda-se da limousine presidencial que Putin estreou em maio? Este luxuoso veículo, produzido pela nova marca de luxo russa Aurus, despertou curiosidade e foi apresentado hoje no Salão de Moscovo.

Produzida na Rússia para o seu presidente,  a Senate Limousine foi apresentada ao público no Salão de Moscovo. Trata-se de um luxuoso veículo blindado fabricado pela Aurus, marca gerida pelo Central Scientific Research Automobile and Automotive Engine Institute da Rússia, organismo conhecido por NAMI. O modelo – também disponível numa variante mais compacta, designada apenas por Senate – foi desenvolvido com o parecer de Vladimir Putin.

A Aurus Senate Limousine vem equipada com um motor V8 de 4.4l, concebido numa parceria entre o NAMI e a Porsche. O bloco, apoiado por um propulsor elétrico e acoplado a uma caixa de nove velocidades, debita uma potência próxima dos 600cv. Em termos de prestações, a Senate Limousine cumpre a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos. A versão sem blindagem pode ser adquirida com um motor V12 de 6.6l, com a potência a ascender aos 860cv.

A limousine presidencial tem 6630 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 4300 mm. A variante mais compacta, por sua vez, conta com 5630 mm de comprimento e uma distância entre eixos reduzida para os 3300mm. Para o futuro, a Aurus planeia lançar um monovolume, o Arensal, e um SUV, o Komendant. Estes modelos, inspirados, pelas torres do Kremlin, serão comercializados no mercado da Rússia (e também noutros mercados ainda não especificados) a partir de 2019.

A marca prevê produzir 150 veículos anualmente nos próximos dois anos e, após expandir as suas instalações, aumentar a produção para as 5000 unidades. Posteriormente, caso a procura assim o justificar, a Aurus admite 0 incremento para as 10,000 unidades.

Leia também: Vladimir Putin apresenta a sua limousine

Partilhar