Nova Audi A6 Allroad assinala 20º aniversario deste modelo

Texto: Filipe Bragança
Data: 5 Junho, 2019

Quarta geração deste A6 especialmente preparada para aventuras fora do asfalto comemora duas décadas de sucesso.

Foi em 1999 que surgiu o primeiro ‘Allroad’, um automóvel apetecível pelo seu carácter contraditório de executivo todo-o-terreno. Passados 20 anos, eis que nasce a quarta geração deste Audi rebelde, focada nas performance fora de estrada.

Em termos estéticos, a Audi não alterou muito a fórmula que provou ser bem sucedida. A grelha recebeu algumas alterações, apresentando agora um maior espaçamento entre as suas estruturas metálicas. Mudanças são também evidentes ao nível dos faróis que foram redesenhados, mas que não perderam a sua génese. O A6 Allroad não perdeu nenhuma das protecções de alumínio tão características deste modelo, tendo ganho ainda um friso cromado na porta da mala, que faz  ponte entre as luzes traseiras. A última geração deste automóvel disponibiliza um conjunto de 11 pinturas diferentes, onde se destaca a cor ‘Gavial Green’ inspirada no primeiro modelo de 1999. Nota ainda para os pormenores nas soleiras das portas com o logo ‘Allroad’ e ainda para as jantes de série de 19”(as jantes de 20” e 21” são opcionais).

De série, o interior encontra-se disponível em três cores (preto, bege e castanho) com revestimento a pele e Alcantara. Os pormenores do habitáculo surgem em duas tonalidades metálicas, ou em dois tipos de madeira diferentes. No centro do centro de infotainment e em primeiro plano, estão os monitores de 8,6” e 10,1”, onde o ‘Audi Virtual Cockpit’ toma conta das operações. Existe ainda disponível um ecrã maior, com 12.3”, mas este é opcional.

Ao nível de motorizações, o novo ‘Allroad’ tem à sua disposição o bloco 3.0 TDI com tecnologia híbrida (MHEV). Dentro deste bloco, estão disponíveis três níveis de potência – 231 cv (500 Nm), 286 cv (620 Nm) e ainda 349 cv (700Nm). Todas estas motorizações são apoiadas pelas caixa automática de oito velocidades ‘Tiptronic’. 

De série, o Audi A6 Allroad incluí a tração integral (quattro) mas também, um numero de sistemas de ajuda à condução como  por exemplo a ‘Ajuda em Descida’, ou o ‘Sistema de Monitorização de Ângulo de Inclinação’. Ainda que estes sistemas marquem o carácter de ‘Off-Roader’ desta nova geração, o destaque vai sem dúvida para a suspensão pneumática adaptativa, que ajusta automaticamente a distância ao solo, de acordo com as preferências do condutor e velocidades registadas.

Nos modos de condução ‘Comfort’ e ‘Auto’, a altura em relação ao chão é de 139 mm. Acelerando para além dos 120 km/h, o carro baixa automaticamente a suspensão em 15 mm. No modo ‘Off Road’, a distância ao solo normal (139 mm) é aumentada em 30 mm, mas a velocidade é limitada aos 80 km/h. Subindo a suspensão ao seu máximo, no modo ‘Lift’ e registando uma distância ao solo de 184 mm, a velocidade do Audi fica limitada a 34 km/h. Para além dos já mencionados, existem ainda os modos de condução ‘Dynamic’ e ‘Efficiency’, que como o nome indica, são mais dedicados à performance e eficiência, respectivamente.

Em breve deverão chegar informações relativas a preços, uma vez que a comercialização deste modelo, terá inicio ainda este mês. Estará também disponível a edição ’20 Years Allroad’ com um nível superior de equipamento de série.

 

Veja também:

Audi TT será eliminado da gama para surgir elétrico
Audi Q5 híbrido chega com 367cv
Melhores motores de 2019 – Ferrari e Jaguar em destaque
Audi A4 ficou mais desportivo e tecnológico