Mobieco

Nissan x Opus concept leva baterias usadas a acampar

Texto: Filipe Bragança
Data: 20 Fevereiro, 2019

Este Nissan x Opus Concept reutiliza baterias em fim de vida, colocando-as ao serviço do seu atrelado inteligente.

O atrelado inteligente Nissan x Opus é mais que uma planta de armazenamento de energia (ROAM), é capaz de se transformar em algo que se compreende como uma mistura entre uma caravana e uma tenda. A sua plataforma é a mesma que a de um atrelado convencional, mas é acima desta que se esconde o segredo. Sobre esta plataforma assenta uma verdadeira central eléctrica, que assegura uma capacidade de 700 W/h e 1 kW de potência, alimentada a partir das baterias de lítio dos Nissan eléctricos, em fim de vida.

A plataforma desenvolvida pela marca nipónica é compacta e à prova de água mas, para além desta unidade eléctrica, a Nissan x Opus tem mais um truque na manga. A partir dos seus compartimentos é possível accionar a cobertura que eleva este atrelado ao estatuto de caravana. E, embora se pareça como uma tenda que alguém decidiu montar em cima de um atrelado, quando descobrimos o seu interior ficamos com a certeza que este concept de tenda tem pouco, oferecendo todas as comodidades de uma caravana moderna.

A unidade ROAM conta com um circuito de 230 v que, com a ajuda do seu painel solar, confere capacidade para aproximadamente sete dias de campismo consecutivos, sem ser preciso recorrer a outras fontes de energia. A prestar apoio a este circuito, existe outro de 12 v, carregável através de um cabo de voltagem igual. A ideia por detrás deste concept é a de oferecer uma plataforma de campismo fiável e duradoura, ao mesmo tempo que se encontra uma solução para a questão das baterias em fim de ciclo de vida. O concept Nissan x Opus será apresentado no The Caravan, Camping and Motorhome Show em Birmingham (Reino Unido) de 19 a 24 de Fevereiro.

 

Veja também:

Audi e-Tron conquista a pista de Stref
Os eléctricos que mantêm o apoio do Estado

Partilhar