Nissan testa 5G em veículos em movimento

Texto: Filipe Bragança
Data: 12 Março, 2019

A Nissan, em parceria com a operadora NTT DoCoMo, Inc., está a testar a tecnologia e comunicações móveis 5G para o I2V.

A tecnologia ‘Invisible-to-visible’, ou I2V, que foi revelada em Janeiro no CES, encontra-se em fase de testes no circuito da Nissan, em Yokusuka (Japão). O foco desta avaliação está nas capacidades das ligações 5G, mais velozes e consideradas essenciais para o bom funcionamento deste sistema. A I2V mistura realidade virtual com o mundo real, pela combinação de dados recolhidos por sensores no exterior e no interior do veiculo com informações guardadas online na ‘nuvem’. Através desta informação, o condutor consegue saber antecipadamente o que vai encontrar no outro lado de um túnel, ao virar de uma esquina, atrás de um edifício, etc.

A tecnologia Invisible-to-Visible liga também os condutores e os passageiros do veículo ao ‘Metaverse’ – um mundo de realidade virtual onde as pessoas podem interagir através de avatars. Neste universo será possível ver quem se encontra dentro dos veículo, a partir do interface deste sistema.

Fotogaleria: Nissan I2V no CES

 

Uma das intenções da Nissan passa por avaliar como reagem as pessoas a estes avatares, bem como a possibilidade de começar a ser usada a comunicação interativa I2V. No terreno, a NTT DoCoMo Inc. está a utilizar a sua tecnologia 5G para tentar transmitir dados a partir e, para, o Nissan NV350 Caravan, em movimento.

 

Veja também:

Nissan testa I2V para tornar visível o invisível
Ford testa a linguagem visual dos veículos autónomos
Os 13 mitos do Brexit no automóvel para os britânicos… desfeitos
Georadar ajuda veículos autónomos
Nissan x Opus concept leva baterias usadas a acampar
(Vídeo) Nissan IMQ Concept apresentado em Genebra

Partilhar