Nissan Leaf Nismo RC revelado

Texto: Nuno Fatela
Data: 30 Novembro, 2018

Este é um modelo destinado às pistas, que vai ser exibido nas provas de Fórmula E para demonstrar que os veículos elétricos podem ser entusiasmantes

São silenciosos, monótonos e contra a diversão. Estas são características que várias pessoas associam aos modelos elétricos, mas a Nissan quer agora mostrar que apenas o primeiro desses adjetivos é verdadeiro. Efetivamente o ruído emitido é mínimo, mas a diversão não tem se estar também nestes baixos níveis. A prova disso é o novo Nissan Leaf Nismo RC, uma versão de competição que promete oferecer momentos entusiasmantes nas pistas.

Para garantir essa diversão a bordo, a marca optou por uma configuração com motores elétricos nos dois eixos, que debitam um total de 320cv (240kW) e 640Nm. Isto significa mais do dobro da potência em relação ao primeiro Nissan Leaf Nismo RC que foi apresentado, já no longínquo ano de 2011. E esta eletrizante energia garante que também o tempo da aceleração 0-100km/h é cortado para metade, cumprida em apenas 3,4 segundos. Foi ainda utilizado um sistema de tração integral que faz a gestão do binário de forma independente para cada eixo.

Utilizando baterias e inversores oriundos da segunda geração do Leaf, lançada este ano, o modelo tem um monocoque em fibra de carbono e recorre ainda a outros compósitos de baixo peso para acusar apenas 1220kg. A marca destaca ainda a concentração do peso ao centro, no espaço entre os dois eixos, algo que garante maior estabilidade ao Nissan Leaf RC Nismo.

Se o objetivo da marca é mostrar que os veículos elétricos podem ser entusiasmantes, sem dúvida que a imagem deste modelo é fiel a essa designio. Bastante baixo, com menos 300mm de altura que o Leaf de série (1212mm no Leaf Nismo RC), a carroçaria deste modelo é composta por apenas três secções, podendo ser removidas as que estão na dianteira e retaguarda. Este estilo, bem adaptado para as pistas, significa também o recurso a janelas fixas e uma asa traseira ajustável. Além disso, surge um longo capot e um novo visual, mais largo, para a grelha V-Motion, o que assegura um caráter ainda mais agressivo à frente deste modelo.

E, como este é um visual de pistas, nada como o Nissan Leaf Nismo RC acompanhar o maior campeonato mundial para veículos elétricos, a Fórmula E. Assim, este bólide poderá ser visto durante as provas desta competição ao redor do globo. Além disso, foi confirmado que o Nissan Leaf Nismo RC será uma das estrelas da próxima edição do Festival Nismo, onde será conduzido no Circuito de Fuji por vários pilotos profissionais.