Mobieco

Nissan Leaf faz ligação Lisboa – Marraquexe

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Novembro, 2016

O veículo elétrico mais comercializado no mundo partiu hoje da Web Summit para uma viagem que o vai levar ao local da COP22, em Marraquexe.

A tecnologia, o ambiente e o automóvel são realidades que cada vez mais se interligam entre si, com o progressivo desenvolvido de veículos conectados e elétricos. Para assinalar esta evolução, começou hoje uma viagem que liga a conferência de tecnologia WebSummit, na capital portuguesa, à conferência do clima COP22, que se realiza em Marraquexe. Esta é uma iniciativa da UVE (Associação de Veículos Elétricos) que conta com o apoio da Nissan Portugal, que disponibilizou para este efeito um exemplar do modelo Leaf, que recentemente aumentou a sua autonomia para 250km.

 

A partida para esta aventura decorreu hoje, pelas 09.00H, no Parque das Nações, bem perto do local da WebSummit, e o trajeto passará por Loulé, Sevilha, Tânger, Rabat e Casablanca antes de chegar até Marraquexe, cidade que acolhe a COP22. Esta será uma viagem de ida e volta com 2500km, e para cumprir esta distância é destacada a importância da recentemente inaugurada rede de postos de carregamento que liga Lisboa ao Algarve. Também uma iniciativa idêntica permite o percurso em emissões 0 no Norte de África, onde foi instalado um conjunto de pontos de recarga para ligar Tânger a Marraquexe, com o propósito de servir os cerca de 20 proprietários de veículos elétricos, oriundos de vários países, que decidiram juntar-se para seguir em caravana até à COP22.

 

Ao volante do Nissan Leaf vai estar o Presidente da UVE, Henrique Sanchez (entrevistado pela Turbo durante o Encontro Tesla de Portugal), que explicou a razão para esta viagem. “Quisemos ligar dois grandes eventos mundiais: a WEB Summit, claro, mas também a COP22 que decorre em simultâneo na cidade de Marraquexe. Uma cimeira que é absolutamente decisiva para o futuro do planeta, pois tem como objetivo implementar o acordo do clima de Paris”. De referir ainda que este não será o único Leaf a estar presente na Cimeira do Ambiente, já que a Aliança Renault-Nissan é parceira do evento e irá disponibilizar uma frota de veículos elétricos para apoiar os que se desloquem a Marraquexe para a COP22.

Partilhar