Nissan Juke de combustão "sobrevive" ao novo elétrico

Planeado originalmente para ser comercializado apenas como elétrico, o Juke poderá ser vendido também com motorizações de combustão porque, à semelhança de outras marcas, a Nissan também se viu forçada a rever a sua estratégia de curto prazo.

A nova geração do Nissan Juke vai ser lançada no mercado europeu no próximo ano, abrindo um novo capítulo na história deste crossover compacto. O novo modelo estará disponível com motorização elétrica a bateria, mas, provavelmente, não será a única opção.

A evolução das vendas de veículos elétricos continuam abaixo das expetativas, obrigando a Nissan a ajustar os seus planos de eletrificação e a reconsiderar o abandono dos motores térmicos. Isso poderá significar que provavelmente as versões a gasolina do Juke se vão manter em comercialização durante mais tempo do que o previsto originalmente pela marca. 

Tudo indica que em vez de acabar com a produção do atual modelo a combustão, a Nissan irá continuar a fabricá-lo juntamente com o novo Juke elétrico. A estratégia será semelhante a outras adotadas pela indústria, com a disponibilização de variantes térmicas para oferecer uma alternativa aos clientes que ainda não estão preparados para a mudança para uma viatura elétrica.

Opção em cima da mesa

A terceira geração do Juke irá ser baseada numa versão mais curta da plataforma CM-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que atualmente é utilizada pelo Nissan Ariya e o Renault Megane E-Tech. Este modelo sairá da linha de montagem da fábrica de Sunderland, no Reino Unido, onde também são produzidos o Ariya e o Leaf.

Inicialmente, a Nissan tinha previsto substituir o modelo térmico atual pelo elétrico. Contudo, em declarações recentes ao Automotive News Europe, o diretor de planeamento de produto para carros pequenos da Nissan Europe, Alexandre Armada, afirmou que esse pode já não ser o caso: “Atendendo aos diferentes ritmos de transição para a eletrificação na Europa manter em produção o Juke com motor de combustão interna é uma opção em cima da mesa”.

Manter em produção o Juke de combustão poderá ser uma medida cautelosa por parte da Nissan. Em 2025 tem sido o segundo modelo mais vendido da Nissan na Europa, ficando apenas atrás do Qashqai.

Como o Juke elétrico deverá ter um preço mais elevado poderá vender menos do que o atual a combustão. Em Portugal, a atual geração deste crossover compacto da Nissan está disponível com motor turbo a gasolina de três cilindros de 999 cc com 114 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações, ou numa motorização híbrida de quatro cilindros de 1,6 litros com 143 cv, sendo o sistema gerido por uma transmissão multimodo.