Teimosia que, pelos vistos, não acontece apenas nas estradas portuguesas, ou até mesmo europeias, os condutores que teimam em manter-se na faixa da esquerda, poderão ter, em breve, os dias contados. Pelo menos, se depender da Nissan, que prepara alterações na sua tecnologia de assistência ao condutor, como forma de combater as “lapas”!
Consciente do perigo que constitui a incúria dos condutores que se colam à faixa da esquerda, ali permanecendo ao longo de quase toda a viagem, a Nissan assume querer fazer a sua parte no combate a este “flagelo”. Mais concretamente, apelando aos condutores que conduzem veículos da marca para que não se esqueçam de que também existe uma faixa à direita, enquanto a da esquerda deve ser, principalmente, para ultrapassagens.
Quanto à forma encontrada pela marca nipónica para contribuir para uma maior segurança nas estradas, decorre daquela que é a mais recente versão da já conhecida tecnologia de assistência ao condutor ProPilot. A qual, na próxima evolução, incorporará uma solução tão simples, quanto – esperemos – eficaz: um alerta de permanência na faixa da esquerda, com recomendação ao condutor, após a realização, em segurança, da ultrapassagem, para que se desloque para a da direita, onde deve circular.
Concebido de forma a funcionar como um simples alerta, até porque não são raras as situações que resultam de distracção por parte dos condutores, o sistema não assumirá, no entanto, qualquer responsabilidade na transferência para a faixa da direita. Por exemplo, atuando sobre o volante, como acontece com os sistemas autónomos de manutenção na faixa.
Ao mesmo tempo, é já certo que a funcionalidade só atuará quando o novo sistema de assistência à condução ProPilot 2.1, está ativo.
LEIA TAMBÉM
De nome Silvia. Nissan está a trabalhar num terceiro desportivo
Inicialmente disponível apenas nos EUA, este novo alerta começará por estrear-se no SUV Rogue Model Year 2025, o irmão gémeo norte-americano do europeu X-Trail, seguindo-se, a partir daí, outros modelos, também da marca de luxo do fabricante, Infiniti.
Resta agora aguardar que o sistema contribua para uma maior consciencialização dos condutores… e, já agora, que outros construtores sigam o exemplo da Nissan!