A Nissan acaba de apresentar o Concept 20-23, protótipo de automóvel elétrico urbano desportivo que antevê aquelas que serão as linhas mestras dos futuros modelos da marca nipónica. A começar, muito provavelmente, pelo próximo Micra EV.
Numa altura em que o Nissan Design Europe (NDE), em Londres, comemora 20 anos de existência, a Nissan decidiu assinalar o momento, com o desvendar de um novo concept. Neste caso, especialmente importante por antever àquela que poderá muito bem ser a próxima linguagem de design da marca nipónica, cuja estreia até poderá acontecer no primeiro Micra elétrico.

Batizado de Concept 20-23, este novo protótipo, que teve inclusivamente honras de apresentação por parte do CEO da Nissan, o japonês Makoto Uchida, assume-se como uma antevisão de “um automóvel elétrico urbano desportivo”, refere a marca nipónica. E que vai buscar a inspiração não apenas à “participação da Nissan na Fórmula E”, como também às “provas de simuladores online”, assim como à “herança da Nissan de hatchbacks arrojados”.
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Concebido por alguns dos membros mais jovens do NDE e apresentado ao ar livre, numa barcaça flutuante atracada em frente ao centro de design da marca, no centro de Londres (onde, aliás, a TURBO foi um dos poucos orgãos de comunicação portugueses a marcar presença), o Concept 20-23 aposta numa carroçaria de apenas três portas e aspecto fortemente desportivo, com vários elementos aerodinâmicos à frente e atrás, assim como saias laterais que direccionam o fluxo de ar para longe do automóvel.
A somar a estes elementos, uma frente marcante da qual fazem parte ópticas únicas de tecnologia LED e com sinal de mudança de direcção integrado, além de jantes generosas revestidas a pneus de baixo perfil, cujo pára-lamas apresentam, na parte superior, grelhas de ventilação, como forma de reduzir a pressão que pode criar resistência aerodinâmica nessa mesma zona.

Já no tejadilho, uma entrada de ar fina, junto ao cabeçote do pára-brisas, a procurar fornecer ventilação aos ocupantes, enquanto, na traseira, um grande spoiler, de peça única, e luzes traseiras que procuram replicar a solução estilística dianteira. Embora e neste caso, a contrastarem com uma zona inferior do pára-choques assumidamente quadrada, a procura maximizar a criação de efeito de solo.
Finalmente e ainda no exterior, a opção por uma pintura cinzenta com acabamento texturizado e que procura transmitir a ideia de se tratar de uma só peça, à qual se junta, em termos decorativos, aquele que é, por tradição, o número da Nissan, o 23, desenhado a três quartos.
Habitáculo reforça abordagem desportiva
Passando ao habitáculo, a reafirmação da natureza extremamente desportiva deste concept, com os ocupantes a terem, desde logo, de abrir duas portas tipo borboleta que abrem para cima, a partir da base do pilar A, para, em seguida, transporem uma barra suporte que atravessa a abertura e, então sim, sentarem-se em bancos recortados de assentos fundos.
Bancos que, diga-se, fazem lembrar a competição, o mesmo acontecendo com o volante, marcado por um desenho quadrado, além de surgir repleto de botões e comandos. A culminar, neste caso, uma longa coluna de direcção, apoiada num suporte em fibra de carbono.
Num interior de interpretação futurista… e minimalista, muito à imagem dos automóveis de competição, nota, ainda, para as duas travessas metálicas que surgem entre os ocupantes e que mantêm a consola central na posição, além de acomodarem um extintor de incêndio.
Uma ideia “ousada”
Comentando a criação dos jovens designers do Nissan Design Europe, foi o próprio vice-presidente sénior de Design Global da Nissan, Alfonso Albaisa, que considerou ser este Concept 20-23, a “celebração apropriada de 20 anos do NDE, um local onde ideias ousadas tomaram forma e ganharam vida!”.
