Nissan apresenta novo Leaf e está irreconhecível

A Nissan revelou a terceira geração do Leaf. O agora crossover elétrico estreia um novo visual, um novo motor elétrico e autonomias de até 604 km.

A Nissan revelou a nova geração do Leaf, agora um crossover elétrico.

Lançado em 2010 e com já 700 mil unidades vendidas, o Leaf revolucionou o mercado automóvel há mais de uma década, sendo considerado o elétrico mais popular do mundo durante esse período.

Com a terceira geração, a Nissan pretende recuperar essa popularidade. E para isso, tornou o outrora citadino num crossover.

O que há de novo?

Para trás ficou o design citadino das gerações anteriores. O novo Nissan Leaf apresenta-se com um visual mais robusto, com linhas suaves e proporções equilibradas.

Na dianteira, destacam-se os grupos óticos, que formam uma assinatura visual que percorre a largura do veículo. Já na traseira, destaca-se a máscara a preto, onde os grupos óticos surgem incorporados.

Contudo, em termos de visual, o destaque vai para a nova silhueta da carroçaria, que apresenta um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25.

Em termos de dimensões, o novo Leaf está 13 cm mais curto (4,35 metros de comprimento), 1 cm mais alto e 2 cm mais largo. Contudo, o espaço interior não saiu prejudicado. A bagageira oferece 437 litros de capacidade, mais 15 litros em comparação com o antecessor.

Falando sobre o interior, importa referir que este também está totalmente diferente. O novo Leaf agora conta com dois ecrãs de 14,3", para os instrumentos e infoentretenimento.

No entanto, o destaque vai para o facto de todo o sistema assentar no Google Automotive, integrando serviços como o Google Maps com o infotainment do carro. Em conjunto com este sistema, está a integração sem fios com o Android Auto e Apple CarPlay e ainda um sistema de som da Bose.

Até 604 km de autonomia

Além do visual exterior e interior, a Nissan também melhorou o Leaf nas motorizações.

Agora assente na plataforma CMF-EV, o novo Leaf está disponível com duas baterias distintas: uma de 52 kWh de capacidade, que anuncia até 436 km de autonomia, e outra com 75 kWh, que permite percorrer um alcance de até 604 km.

Em termos de carregamento, admite até 105 kW em corrente contínua (DC) no caso da bateria mais pequena, ou até 150 kW na bateria maior. Já em corrente alternada (AC), permite potências de 7,4 kW e 11 kW.

Além de novas baterias, o Leaf também estreia um novo motor elétrico, desenvolvido especificamente para o modelo. No entanto, a potência face ao modelo anterior não foi alterada.

Assim sendo, na versão de entrada e com a bateria de 52 kWh, debita 177 cv (130 kW) e cumpre o sprint dos o aos 100 km/h em 8,6 s. Já a versão mais potente, com a bateria de 75 kWh, debita 218 cv (160 kW) e 355 Nm de binário, cumprindo o mesmo exercício em 7,6 s.

Ambas as versões estarão equipadas com uma suspensão traseira multi-link, que a marca afirma oferecer uma rigidez lateral 66% superior face ao modelo anterior.

Quando chega?

Até ao momento, não foram anunciados preços para o novo Leaf no mercado nacional. Contudo, a marca anuncia que as encomendas abrem neste outono e as primeiras entregas começam na primavera do próximo ano.

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